Projeto terá parceria com a consultoria Carreira Preta
A Publicis Brasil anunciou a 4ª edição do Entre, programa para capacitar, desenvolver e incluir nas agências as profissionais mulheres que pretendem atuar na área criativa.
O Entre deste ano vai contar com 85% das 30 vagas destinadas exclusivamente às pessoas que se identifiquem pelo gênero feminino que se autodeclaram negras. As demais vagas serão destinadas às pessoas que se identificam pelo gênero feminino que se autodeclaram brancas ou amarelas.
“Proporcionalidade nas equipes é sobrevivência para o nosso negócio. O Entre abre as portas para mulheres com histórias e contextos únicos, que têm muito a acrescentar para o mercado e o mundo. Estamos muito animados para receber as participantes”, ressaltou Dani Ribeiro, diretora-executiva de criação da Publicis.
A nova temporada do curso vai contar também com a parceria da Carreira Preta, consultoria em soluções corporativas e educacionais em diversidade para inclusão e integração social. Ao todo, 30 mulheres serão selecionadas para participar do curso gratuito que terá cerca de três meses de duração.
“A nova edição do Entre chega com foco na empregabilidade das participantes. Antes elas faziam o curso e terminavam suas trajetórias. Hoje, queremos acompanhá-las também no pós-curso para ajudá-las a entrar no mercado de trabalho”, afirmou Priscilla Turíbio, da Consultoria Carreira Preta.
A consultoria realizou workshops de preparação da liderança criativa da Publicis Brasil para a 4ª edição do curso, com o objetivo de integrar a visão de modelagem de atuação dos departamentos criativos ao projeto e com o foco de transformar a perspectiva assistencialista em uma perspectiva de atração de talentos.
“Ao fim do curso, temos grande expectativa em contratar as alunas na Publicis. Todas estarão preparadas e qualificadas para o mercado e poderão entrar em outras agências e empresas”, afirmou Cíntia Pessoa, Diretora de Recursos Humanos da Publicis.
As aulas serão ministradas majoritariamente por profissionais da Publicis e pessoas, a partir de 18 anos, que estejam cursando qualquer semestre ou já sejam graduadas nos cursos de Publicidade, Marketing, Jornalismo, Relações Públicas e áreas correlatas, com ou sem experiência na área criativa, podem se inscrever pelo site, a partir desta sexta-feira (25).
Além disso, pessoas com ensino médio completo e que possuem alguma experiência prévia nas áreas criativas como, por exemplo, criação, direção de arte, redação ou produção de conteúdo digital para mídias sociais ou trabalho voluntário relacionado também podem participar.
“É essencial que nós, homens, estejamos conscientes da necessidade urgente de equidade de gênero nos departamentos criativos das agências. Ideias boas só existem quando pessoas diferentes trabalham juntas. Por isso o Entre é tão importante”, completou Fábio Astolpho, Diretor-Executivo de Criação da Publicis.
A edição de 2022 do Entre também conta com uma parceria da Publicis com o Clube Share, uma plataforma de educação da empresa Share que contém cursos com alguns dos profissionais mais renomados do mercado de comunicação. O Clube irá disponibilizar assinaturas de um ano para todas as participantes da 4ª edição do Entre.
Uma das novidades da quarta edição do Entre são as trilhas de desenvolvimento para as participantes. A trilha de Carreira Consciente, por exemplo, possui workshops sobre gestão de carreira com metodologia autoral do próprio Carreira Preta.
As aulas começarão a partir de maio de 2022 e, a princípio, a maioria será online, mas, de acordo com as diretrizes das organizações de saúde e protocolos sanitários, existe a possibilidade de aulas presenciais, na cidade de São Paulo.
“Essa iniciativa impacta a vida de dezenas de mulheres, que é guiada pelo nosso Incomodismo. A Publicis está trabalhando proativamente para contribuir com uma publicidade mais diversa e inclusiva. O Entre é um grande legado para todo o mercado”, finalizou Cíntia Pessoa.