A plataforma ALICE do grupo é utilizada por mais de 250 clientes em 55 países
O Publicis Groupe lança no Brasil a plataforma ALICE (Advertising Limiting Impacts & Carbon Emissions). Criada em 2017, a calculadora de carbono proprietária do grupo já é utilizada por mais de 250 clientes em 55 países, permitindo estimar a pegada de carbono de campanhas publicitárias e propor recomendações específicas para mitigar os impactos ambientais de cada projeto.
No Brasil, a iniciativa foi implementada pela unidade de produção PXP Studios e reforça a meta global do Publicis Groupe de utilizar 100% de energia renovável de fonte direta até 2030.
“Com a capacidade de avaliar a pegada de carbono de campanhas publicitárias e fornecer recomendações práticas, estamos capacitando nossos clientes a adotar soluções sustentáveis que não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também elevam suas marcas”, disse Tato Bono, CPO do Publicis Groupe.
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A necessidade de medições como essa se torna cada vez mais urgente, especialmente no setor publicitário. No marketing de influência, por exemplo, um estudo da Footsprint apontou que um influenciador com 3 milhões de seguidores em suas redes sociais pode gerar 1.072 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera ao longo de um ano.
O ecodesign surge como uma alternativa para reduzir esse impacto. O Publicis Groupe destaca quatro pilares essenciais para a indústria criativa:
- Projetar soluções e projetos de mídia que reduzam o consumo de recursos, sejam equipamentos ou materiais;
- Utilizar materiais reutilizados ou reciclados sempre que possível;
- Minimizar o consumo de energia e a geração de resíduos;
- Reduzir o transporte de mercadorias e deslocamentos de pessoas.
A estratégia do grupo também conta com um treinamento obrigatório de sustentabilidade por meio da Marcel, plataforma de IA do Publicis, garantindo que todos os funcionários adotem práticas mais sustentáveis ao ajudar a expandir os negócios de seus clientes.
(Crédito: Foto de Freepik)