Expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é de receita de R$ 12,03 bilhões
O Carnaval de 2025 promete ser um dos mais movimentados dos últimos anos, impulsionando o comércio e o turismo no Brasil. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a expectativa de receita para o período é de R$ 12,03 bilhões, um crescimento de 2,1% em relação a 2024.
Com mais de 53 milhões de foliões previstos nas ruas, de acordo com o Ministério do Turismo, marcas enxergam a festa popular como uma grande oportunidade para investir em ativações, campanhas e estratégias para se conectar com o público nesse período de festa e consumo.
Confira as ações que algumas marcas estão promovendo para o Carnaval 2025:
Marcas reforçam segurança e combate ao assédio durante a folia
Esse ano, marcas estão investindo em ações para prevenir furtos, golpes financeiros e assédio, garantindo que os foliões possam aproveitar a festa com mais tranquilidade.
TIM
A TIM traz tecnologia para proteger foliões contra furtos de celulares. O TIM Block Pin é um broche que bloqueia automaticamente o smartphone caso ele seja afastado mais de 10 metros do usuário. O dispositivo, que pode ser usado por clientes de qualquer operadora, funciona via Bluetooth e ativa um alarme sonoro nos dois devices ao detectar a distância limite.

Itaú
Já o Itaú Unibanco aposta na prevenção contra golpes financeiros com uma campanha de segurança focada no alerta pix e no ajuste de limites, funcionalidades que ajudam os clientes a monitorar suas transações e evitar fraudes. A ação contará com esforços em TV, rádio, digital e influenciadores, reforçando a importância da conscientização para evitar prejuízos durante a folia.

A luta contra o assédio também está no centro das iniciativas para o Carnaval deste ano. O Governo do Rio de Janeiro lança a campanha "Aqui não é não. Respeite a decisão", estrelada por Viviane Araújo.
Na Bahia, a Prefeitura de Salvador apresenta a ação "Tô Na Rua, Mas Não Sou Sua", que inclui um chatbot via WhatsApp para denúncias e informações sobre assédio.
No Recife, a campanha "Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval", criada pela Prefeitura e assinada pela agência Ampla, traz uma abordagem educativa, alertando sobre condutas abusivas e incentivando denúncias.
A marca de lingerie DelRio também se une ao movimento com a campanha "Não ao assédio no Carnaval", estrelada pelo casal Kyra Gracie e Malvino Salvador.
99
Esse ano, a 99 aposta em parcerias estratégicas, como a integração com o app Blocos de Rua, oferecendo cupons de desconto para deslocamentos, e um convênio com o governo paulista para transporte gratuito de mulheres vítimas de violência.
No Rio, a marca terá blimps como pontos de encontro e distribuirá materiais informativos contra o assédio em parceria com o Metrô Rio e a Secretaria da Mulher. Já em Salvador, a 99 marca presença no Bloco Coruja com Ivete Sangalo desfilando em um de seus veículos eletrificados.
Brahma
O Camarote Brahma comemora 25 anos com a campanha “Faça florescer o Carnaval no CBB”, criada pela Aborba em parceria com a Cooler DVT. O conceito resgata a ideia de São Paulo como uma selva de pedra onde o samba floresce, destacando a essência do evento
Grupo Boticário
Já o Grupo Boticário reforça sua conexão com o público ao marcar presença em blocos e camarotes com suas principais marcas. O Boticário apresenta o conceito #ABelezaDoNossoCarnaval e patrocina grandes blocos como Galo da Madrugada, Monobloco e Sargento Pimenta, enquanto a Beleza na Web assina um salão exclusivo no NOSSO Camarote, na Sapucaí. Eudora também investe na folia, com ativações no Baile da Vogue e lançamentos de maquiagem de alta fixação.
Já Quem Disse, Berenice? aposta em ações que incentivam a criatividade dos foliões. A marca marcará presença no Heavy Bloco, com o Berê Stop, um ponto de encontro onde os foliões poderão retocar a maquiagem. Além disso, no pré-Carnaval, a marca ativou a nova plataforma “Trago sua make de volta” dentro da Heavy House.



A Vult, com forte presença no Nordeste, investe em ativações que celebram a diversidade e a autenticidade das mulheres nordestinas. Um dos principais destaques da marca para o Carnaval é a parceria com o Bloco Sambadeiras, o primeiro e maior grupo de percussão feminino de Olinda. Vult apoia a iniciativa com kits de maquiagem, uniformes e um camarim especial.

A marca também está presente em outras ativações no Nordeste, como o Baile Lilás em Olinda. Em parceria com a GOL Linhas Aéreas, Vult leva kits para passageiros com destino ao Carnaval, ampliando sua conexão com os foliões.
Comfort Boom
A Comfort Boom leva sua identidade vibrante ao Baile da Vogue e ao Camarote Brahma SP com o espaço “Photoopp Comfort Boom – Jardim de Flores e Cristais”, uma instalação artística criada por Victor Corrêa da VCArtWork.

Rexona
A Rexona mergulhou no pré-Carnaval patrocinando os Ensaios da Anitta e lançou o “CarnaSimulator”, um desafio interativo com influenciadores como Lucas Rangel e Sofia Santino. Durante a folia, a marca cria ativações inspiradas em uma corrida, com checkpoints ao longo do circuito Barra-Ondina para reforçar o uso do desodorant

Natura
Para o Carnaval 2025, a Natura patrocina eventos como a 25ª edição do Camarote Expresso 2222 em Salvador, com a família Gil, e a Casa Estação da Luz, em Olinda, com Alceu Valença como patrono. Além disso, celebra os 20 anos do Natura Musical com uma programação especial na Casa Natura Musical, em São Paulo.

Com a campanha "Carnaval é para brilhar", a Natura reúne um time de influenciadores que compartilham dicas de maquiagem e cuidados durante a festa. A marca ainda estará presente em plataformas digitais, como Spotify e Tinder, e em ações de OOH nas cidades de São Paulo e Salvador.
A marca também se une ao projeto social Bora Ambulantes, da Ambev, para apoiar mais de 2.000 ambulantes em Salvador durante o carnaval.
McDonald's
No McDonald's, o Méqui 1000, na Av. Paulista, se transforma no ponto de encontro dos foliões, com decoração especial e uma oficina de maquiagem e penteado gratuita no dia 2 de março.

iFood
O iFood aposta na distribuição de viseiras para os foliões, além de uma presença massiva com estandartes, blimps, infláveis e personagens de pernas de pau nos blocos patrocinados. A marca também investe em mídia OOH e inserções no Band Folia, garantindo visibilidade digital e presencial.


Bradesco
O Bradesco intensifica sua presença em três grandes polos da folia: Salvador, Galo da Madrugada e Carvalheira na Ladeira. Com o mote "Bradesco no Maior Carnaval de Todos: o Seu", o banco aposta em espaços exclusivos, ativações sustentáveis e parcerias com influenciadores para ampliar seu alcance.
No ambiente digital, o banco inova com o WhatsFolia, um bot no WhatsApp que funcionará como concierge do Carnaval, oferecendo informações sobre blocos de São Paulo e dicas de segurança.

Avon
Em Minas Gerais, a Avon aposta na conexão entre maquiagem e folia ao patrocinar o Bloco do Urso, um dos maiores carnavais do estado. Com um espaço exclusivo, a marca oferecerá experimentação de produtos da linha Power Stay. A presença de Ivete Sangalo, embaixadora da Avon e uma das atrações do evento, reforça o posicionamento da marca.

Darrow
A Darrow Laboratório aposta no público do Rio de Janeiro com um espaço especial na praia do Leme, em parceria com a Orla Rio. O quiosque Casa de Verão Darrow funciona até 23 de março e promove a experimentação do Actine One, novo protetor solar da marca.
Nos fins de semana, incluindo o Carnaval, o local contará com DJs, aulas de altinha e dança, além da distribuição de brindes e amostras.

ENO
No Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro, ENO aposta no humor e na interação com o público para reforçar sua marca. A ação #ENOCaraDeAlegria contará com brindes e ativações refrescantes em blocos tradicionais como Charanga do França, Amigos da Onça e Simpatia é Quase Amor.

Amstel
A Amstel estreia no Carnaval de Olinda e patrocina o Galo da Madrugada. Além disso, a marca segue presente em eventos de grande porte, como Carvalheira na Ladeira e o Sambódromo do Anhembi. No Carnaval de rua de São Paulo, a Amstel reforça seu apoio a blocos como Acadêmicos do Baixo Augusta e Casa Comigo, além de marcar presença em Vitória e Florianópolis.
O Instituto Heineken, braço social do grupo, também terá ações voltadas para sustentabilidade e apoio a catadores e ambulantes, promovendo uma festa mais consciente e inclusiva.

Chilli Beans
Pela primeira vez, a Chilli Beans apresenta um projeto para o Carnaval: a doação de mais de 600 óculos de sol para a Camisa Verde e Branco, uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade.
O enredo do desfile da Camisa Verde e Branco, intitulado “O tempo não para! Cazuza - o poeta vive!”, homenageia o artista que marcou a música brasileira com seu talento.

L'Oréal Paris
A estratégia de L’Oréal Paris para o Carnaval de 2025 é 360º e inclui patrocínios, experiências imersivas, ativações digitais e parcerias estratégicas. Nos principais camarotes do Rio de Janeiro, como QUEM e Nº1, a marca busca reforçar a presença da linha Elseve Glycolic Gloss. Em São Paulo, a marca patrocina eventos como o CarnaUOL e a Vila Amazon,.
A parceria com Anitta é um dos pilares da estratégia, com patrocínios aos ensaios e ao bloco da cantora. A marca também patrocina conteúdos no Spotify, levando a energia do Carnaval para ainda mais foliões.

(Crédito: Foto de thiago japyassu na Unsplash)