Segundo informações da CNDL, expectativa para a data deste ano é que o valor movimentado seja maior que o de 2021
O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes para as vendas do comércio no Brasil. Comemorado no dia 12 de outubro, este ano deve movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio, aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. O valor estimado para este ano é maior do que o do ano passado, que foi de R$ 10,93 bilhões.
De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças. Em média, os consumidores pretendem comprar 2,2 presentes e gastar cerca de R$ 241,60 na compra, um aumento de R$ 42 em relação a 2021. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, mais de um terço (44%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2021.
Uma característica comportamental já observada em outros anos mostra que o público infantojuvenil vem, a cada dia, se distanciando das tradicionais brincadeiras da idade, preferindo conectar-se a conteúdos virtuais. Pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada em agosto e realizada com 2,6 mil pessoas na faixa etária entre 9 e 17 anos, mostrou que 93% das crianças e adolescentes abordados utilizam a internet no dia a dia com o smartphone.
Especializada na criação de estratégias, formatos, conteúdo e gestão de planos de mídia digital para crianças e adolescentes, a multinacional Kids Corp lançou recentemente um guia, através do seu braço de dados e insights Askids, desenvolvido para orientar o mercado anunciante sobre os diferentes subsegmentos que compõem o público infantil, com dados comportamentais e de consumo de mídia.
O estudo abrangeu as diversas faixas etárias do público infantil e adolescente, desde 0 a 3 anos até 16 anos. Na conclusão, fala que esses públicos “diferem em gostos, influências, categorias favoritas e comportamento com o passar dos anos. A mudança, que representa um ou dois anos, é significativa. Por essa razão, torna-se essencial que anunciantes e agências de publicidade saibam identificar os subgêneros para realizar uma estratégia de sucesso”.
Demian Falestchi, cofundador e CEO da Kids Corp, fala que “com as crianças não se pode generalizar, seus gostos e hábitos estão em constante desenvolvimento, por causa da digitalização, e, graças à internet, eles têm acesso universal a conteúdo. O fato de poder acessar a essa informação ilimitada, a uma idade muito menor, também lhes permite desenvolver interesses, paixões e fanatismos muito variados e distintos, dependendo de sua idade e gênero. Este é um momento em que as marcas começam a construir a relação de lealdade com crianças e adolescentes, por isso é muito importante que possam compreender as diferenças que existem entre os distintos subsegmentos, a fim de tomarem decisões mais eficientes em seus negócios”.
Lançamentos
O APP Giga Gloob lançou, no último dia 1º, campanha promocional de marketing multiplataforma anunciando o desconto de 28% para aqueles que aderirem ao plano anual de assinatura entre os dias 1º e 16 de outubro, com a possibilidade de parcelamento do valor total em 12 vezes de R$ 5,90. “A promoção do Mês das Crianças é uma grande oportunidade de garantir a diversão dos pequenos ao longo de todo o ano com um investimento de baixo custo mensal. Outra novidade é que, além de toda a oferta que o Giga Gloob já disponibiliza, com um conteúdo construído a partir de uma rica curadoria integralmente dedicada às crianças, outubro ainda reserva a chegada de lançamentos incríveis, incluindo projetos originais”, revela Tais Martins, head de produtos digitais kids da Globo.
E a The Walt Disney Company Brasil lançou a campanha Dia de Todas as Crianças - É Brincando que a Gente Cresce. Nela, além de oferecer uma linha completa de produtos licenciados para o período, a companhia apresenta quatro jogos digitais educativos das franquias Mickey & Amigos, Pixar, Marvel e Disney Princesa, desenvolvidos especificamente para a campanha. Voltados para o público infantil e famílias, alguns jogos ensinam Língua Brasileira de Sinais e todos contam com acessibilidade para crianças com condições como daltonismo, visão baixa, dislexia, surdez e mobilidade reduzida, entre outras.
Os jogos já estão disponíveis de forma gratuita, e ficarão no ar até o dia 13 de outubro, no site Dia de todas as criancas, sem a necessidade de baixar nenhum tipo de aplicativo. Também serão disponibilizados QR codes para acesso ao site nos mais de 3.500 pontos de venda físicos e digitais que fazem parte da campanha. Além disso, a cada acesso aos jogos, a Disney doará R$ 1 ao Instituto Serendipidade (até o limite de R$ 141.000), uma associação sem fins lucrativos que atua com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. A ONG tem como propósito transformar o olhar da sociedade para o tema inclusão.
Para o Dia das Crianças deste ano, O Boticário lançou, em parceria com Pantera Negra, da Marvel, o Hino da Coragem, um manifesto pensado para inspirar o sentimento de confiança existente dentro de toda e qualquer criança. Com criação da AlmapBBDO, o projeto integra os lançamentos das linhas infantis Quasar Next Wakanda e Sophie Wakanda, além de ser estrelado pela cantora, compositora e atriz Negra Li.
A Mattel, uma das maiores fabricantes de brinquedos no mundo, aposta num ícone infantil voltado para as meninas: a boneca Barbie. Entre as novidades, as bonecas apresentam conceitos de diversidade e de inclusão. Já para os meninos, itens nostálgicos com a coleção do He-Man and the Masters of The Universe junto ao lançamento da nova temporada da animação do personagem na Netflix. O espírito de adrenalina e competição fica com os lançamentos de Hot Wheels, desenvolvidos e testados no laboratório da marca, o Play Lab. A campanha da Mattel para a data está sendo veiculada ao longo da programação da Globo desde o dia 1° de outubro. A ação multiplataforma também reúne ampla distribuição digital.
A Cartago, marca de sandálias da Grendene, lançou no fim de setembro, sua campanha para o Dia das Crianças, com vídeos e peças divulgadas em redes sociais. Ela tem como protagonistas os irmãos Gil (@belagil e @bemgil) e a família da influenciadora Natasha Freitas (@diariodefamilia). Ambas têm forte presença da natureza no seu dia a dia, com histórias verdadeiras e genuínas, abordando a importância do brincar ao ar livre no desenvolvimento das crianças. Tendo como foco pais e filhos, a ação visa a chamar a atenção para a necessidade por tranquilidade e reconexão com a natureza, trazendo o sentimento de “calma para a alma”.
Com o tema Ser Criança é Brincar, a Cartago criou uma narrativa em que o analógico é mostrado como o principal apoio para um escape do mundo online.
A marca entende que o universo infantil é movido pelo imaginário e os pais devem incentivar a diversão, de forma educacional. Na campanha, a Cartago estimula a realização de atividades na natureza com os filhos. Dessa forma, a criança pode ser ela mesma, da maneira mais genuína, brincando e entendendo o ambiente em que está inserida, se sentindo em casa, mesmo não estando dentro dela.
(Crédito: Kira auf der Heide on Unsplash)