Levantamento da Criteo aponta o aprimoramento da IA como um dos principais direcionamentos do ano
A Criteo publicou um novo estudo com as principais tendências de negócios na cadeia do marketing digital no Brasil ao longo do ano que vem, apontando o avanço do retail media, recursos de inteligência artificial e da privacidade e tratamento de dados na web.
O retail media foi uma dass estratégias mais populaes em 2024 e avançou com força no Brasil, incluindo a adesão de grandes varejistas, principalmente, nos setores de drogarias, cosméticos e alimentos. Segundo o levantamento, o retail media continuará com força em 2025 com as oportunidades se concentrando em parcerias com sites de varejistas e de publishers na open web.
Em 2024, os cookies de terceiros ganharam uma sobrevida, mas a independência desse recurso parece ser um caminho sem retorno, especialmente com o fortalecimento das legislações de proteção de dados em diversos países. De acordo com o estudo, para garantir uma experiência de usuário de alta qualidade na web aberta, uma alternativa eficaz é o uso do cruzamento de audiências comerciais, agrupadas por perfil e preferências, sem identificação individual, combinadas com sinais de navegação em tempo real.
Outra tendência apontada pela pesquisa é o mix de estratégias. Com a crescente diversificação dos canais e plataformas de mídia, conhecer os hábitos do público-alvo se tornou essencial para garantir a presença do anunciante em todas as plataformas frequentadas pelos consumidores, como redes sociais, portais de conteúdo e serviços de streaming.
Além disso, o estudo também apontou a inteligência artificial e o machine learning como ferramentas essenciais para atingir o consumidor certo com precisão. Além de permitir o cruzamento de dados e sinais de navegação para prever comportamentos, essas tecnologias se destacam pela capacidade de adaptar anúncios em tempo real, personalizando formatos, mensagens, composições ou preços de um mesmo produto conforme o perfil de cada cliente. A tendência é que esses recursos evoluam ainda mais, aprimorando a personalização e a eficácia das campanhas publicitárias.
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