O relatório da plataforma foi baseado na análise de dados e avaliações de postagens que foram realizadas ao longo de 2022

Ao invés de terminar o ano apontando quais foram as publicações que estiveram em alta ao longo de 2022, o Pinterest optou por apontar quais ideias devem se tornar tendências em 2023 com o relatório Pinterest Predicts 2023.  

O relatório é feito baseado em análises de dados e avaliações das postagens que foram feitas na plataforma durante o ano e, nos últimos três anos, 8 de 10 tendências apontadas pelo Pinterest realmente despontaram no ano seguinte.

Para 2023, a plataforma fez uma análise do que as pessoas estavam procurando na rede para identificar o que se tornará tendência e o que deve continuar em alta.

0:00
/

Veja quais são as tendências apontadas pelo relatório:

Autocuidado

No setor de Beleza, o autocuidado deve continuar fazendo parte da rotina das pessoas não só da pele e fios de cabelo, mas também do couro cabeludo. A tendência chamada de "cocurutocare", liderada pela geração X e Boomers, terá como objetivo limpar, hidratar e massagear a região.

Segundo o Pinterest, pesquisas como "técnicas de massagem no couro cabeludo", "couro cabeludo limpo", "tratamento para couro cabeludo seco" e "limpeza profunda do couro cabeludo" aumentaram durante o ano e devem permanecer em alta. Ainda sobre cabelo, outras tendências apontadas pela plataforma são o uso do cabelo bicolor, com cores fantasias como azul, rosa e lavanda, e o corte curto.

Celebrações

Quando o assunto são as comemoração, o Pinterest aposta na tendência de festas animal friendly, incluindo as celebrações onde o protagonista é, justamente, o pet. De acordo com a análise, temas como "Faça você mesmo: áreas para cachorros no quintal", "Faça vocês mesmo: piscina para cachorros", "Ideias de decoração de festa de aniversário para cachorros", "Lembrancinhas de festa para cachorros" devem se manter em alta.

Já para os casamentos, os tons de laranja, tanto os mais vibrantes quanto os mais sóbrios, devem marcar presença no próximo ano, tanto nos vestidos de madrinhas de casamento quanto nas decorações de mesa. Da mesma forma, as celebrações pela longevidade também se tornaram mais comuns, segundo as apostas do Pinterest, e temas como "ideias para festa de aniversário de 100 anos", "festa de bodas de ouro", "cookies decorados para bodas de ouro", "decorações para aniversário de 80 anos" e "bolo de bodas de prata" seguirão sendo buscados.

Entretenimento e moda

No caso de entretenimento, as raves devem se tornar evento de 2023, principalmente para os millenials e para a geração Z, que estão usando o Pinterest para terem inspirações de roupas para esse tipo de festa.

A moda de 2023 deve seguir a tendência vista mais agora para o final de ano, com brilhos, babados, franjas, tule, renda e transparência. Além disso, a volta da moda dos anos 90 e 2000 deve seguir em alta, da mesma forma que os looks metalizados.

Finanças

No assunto finanças, os millenials e a geração Z devem procurar maneiras simples e divertidas de juntar dinheiro, criando desafios e gamificando esse processo. Prova disso são buscas como “desafio para guardar dinheiro quinzenal” e “desafio do envelope para guardar dinheiro” feitas no Pinterest.

Alimentos e bebidas

As bebidas devem ganhar um ar mais chique em 2023. A geração Z não se contenta mais com a rodela de laranja no copo e está buscando por formas mais rebuscadas de decorar os seus drinks, sejam eles alcoólicos ou não.

Ainda neste caminho, o Pinterest aposta que as algas devam começar a integrar ainda mais na rotina dos millenials e geração X, que passaram a buscar mais por "algas verdes" e "benefícios da água com clorofila".

Já na alimentação, a temática floral deve ser a tendência para o universo da confeitaria e, entre as principais pesquisas do setor alimentício no Pinterest, estão "cupcakes de margaridas" e "bolo floral roxo".

Hobbies e interesses

Os encontros românticos mudaram ao longo dos anos e, se antes as pessoas se encontravam em bares e restaurantes, em 2023 os encontros deverão ter um aspecto mais cultural, pelo menos para os jovens da geração Z.

Quando o assunto é sair com aquela pessoa que se gosta, a geração tem buscado por "Encontro romântico na livraria", "Ideias de encontro com piquenique", "Ideias criativas de date", "encontro no aquário" e "encontro no museu".

Decoração

Mais do que conforto ou praticidade, a decoração em 2023 vai se concentrar nas histórias e nas atmosferas que elas são capazes de criar e nessa busca vale tudo, segundo o Pinterest. Desde de recriar um quarto antigo tradicional, misturar peças vintage de várias épocas — muitas delas herdadas da família — ou usar móveis antigos salpicados entre peças novas.

Os espaços como o quarto, o escritório e a lavanderia foram as estrelas dos últimos anos, mas em 2023, os boomers e a geração X vão decidir que é hora de dar a atenção para entrada da casa ou do apartamento.

Nas cores, o minimalismo não deve mais fazer parte e, de acordo com o relatório, as artes mais excêntricas devem ganhar destaque.