91% dos investidores acreditam que comunicar bem a proposta de valor aumentar as chances de captação de investimento
Quando a marca se torna relevante para os investidores do mercado de inovação? Qual o seu papel no crescimento de um negócio? O quanto a reputação e a marca pessoal dos fundadores é importante?
Questionamentos como esse foram o foco da 2ª Pesquisa Nacional Sobre o Impacto das Relações Públicas no Mercado de Inovação, realizada pela agência Motim.
O estudo mostrou que 91% dos investidores acreditam que comunicar bem a proposta de valor aumentar as chances de captação de investimento, sendo um dos pilares decisivos na escolha de novos negócios para investir.
Para 55% dos investidores, a clareza no posicionamento de marca e na proposta de valor é o principal atributo a ser analisado e 36% apontaram o posicionamento e a trajetória dos fundadores como um fator chave.
Ainda no tópico, 2% citaram a apresentação visual e o conceito de marca, 2% destacaram a demonstração de tração junto a usuários e clientes e 3% priorizam a presença em mídia qualificada e imprensa.
Além de fortalecer a marca, uma comunicação consistente da proposta de valor também mostrou potencializar a confiabilidade entre investidores.
É quase uma unanimidade que os fundadores precisam adotar um papel ativo, assumindo a liderança na comunicação da empresa e fortalecendo a confiança do mercado em suas ideias, isso inclui desde a presença nas redes sociais e sites institucionais, até eventos e entrevistas na imprensa.
Na pesquisa, 91% dos investidores alegaram que marcas com uma comunicação clara e estratégica têm mais chances de sucesso na captação de recursos.
Relevância
A pesquisa da Motim revelou que a cada cinco investidores, quatro entendem que o impacto do posicionamento e da força da marca no valuation acontece nas primeiras rodadas de investimentos.
Outro ponto destacado na pesquisa é a importância de criar uma narrativa para fortalecer marca, pois isso tem um efeito cumulativo, ou seja: quanto mais este investimento é feito de forma estratégica e consistente, maiores os resultados e mais duradouro é o efeito.
“Um recente case que ganhou larga repercussão é do Airbnb. A empresa conseguiu desligar seus anúncios pagos sem efeito imediato nos resultados. Isso ocorreu porque o acumulado de marca era suficientemente grande para sustentar o crescimento de receita sem gatilhos de conversão imediata. Essa construção deve começar no dia 1º”, exemplificou Ana Laura Motta, CBSO na Motim.
Reputação
Três em cada quatro investidores acham importante o investimento na reputação. De acordo com o levantamento, 41% dos investidores acreditam que a construção de uma boa reputação traz benefícios tanto no curto quanto no longo prazos, enquanto 31% veem esse impacto principalmente no médio prazo.
“Criar uma marca forte, bem posicionada e memorável é uma vantagem competitiva duradoura. Ela torna menos provável a competição por preço e torna mais eficientes os investimentos em marketing de performance”, disse um dos investidores independentes entrevistados para a pesquisa.
RP indispensável
A exposição no mercado digital também traz riscos para a imagem da empresa, e é essencial contar com uma equipe de relações públicas experiente. 86% dos investidores acreditam que ter uma equipe especializada é fundamental para gerenciar crises de imagem e manter uma reputação sólida. Esse investimento em profissionais qualificados traz segurança e consistência à comunicação, promovendo uma visão positiva da marca.
Foto de Alvaro Reyes na Unsplash