O propmark visitou o local, na zona sul de São Paulo, que provoca a reflexão sobre tecnologia e acessibilidade

Com uma casa de luxo em São Paulo, equipada com mais de 100 dispositivos Alexa, a Amazon lança seu projeto Casa Alexa, que busca ser capaz de criar um ambiente de reflexão e colocar em pauta assuntos como tecnologia e acessibilidade.

A Casa, que não é aberta ao público, iniciou suas atividades no dia 17 de maio e contará com a presença de jornalistas e influenciadores até o dia 19 de junho. Dentre as ações oferecidas pela marca na casa, estão: debates sobre acessibilidade, discussões sobre literatura, culinária, atividades com crianças, uma sunset party e muito mais.

Acessibilidade

Marina Zveibil, líder de comunicação Américas para dispositivos Amazon e Alexa, conta que, para equipar a casa com funções realmente úteis e acessíveis, conversou com pessoas que vivenciaram isso no dia a dia. “A gente trouxe inclusive pessoas com deficiência para primeiro nos ajudar a realmente adaptar a casa,  depois para participar de painéis para participar como convidados, porque a gente também pensa na inclusão. Não adianta você só falar de acessibilidade, você tem de incluir as pessoas na prática”, declara.

A líder de comunicação também explica que a ideia é incluir todos nas pautas de forma natural, sem que seja um estorvo. Assim, a Casa recebeu muitos feedbacks positivos e foi palco de debates importantes.

Casa Alexa (Foto: Divulgação)

O sucesso Alexa no Brasil

Com sua chegada ao país em 2019, o dispositivo Amazon foi um grande sucesso. Para Marina, a grande chave - mesmo diante à uma pandemia no ano seguinte - foi dar um toque brasileiro para as falas de Alexa.

"Demos toques de personalidade dos brasileiros para a Alexa, ela não é igual ao restante do mundo. Ela conta piadas, ela canta a clássica 'Evidências', ela sabe o hino dos principais times do país e é atualizada", conta Marina Zveibil.

Para além disso, Alexa já contou com parceria com personalidades queridas, como Anitta, Supla, Pabllo Vittar e outros. Escutar o público também foi um diferencial, utilizando a própria ferramenta de avaliações da Amazon, a equipe conseguiu ter insights de quais melhorias aplicar nos dispositivos e quais estavam funcionando como o esperado.

Marcas parceiras da Casa Alexa

Buscando dar infinitas possibilidades de automação com Alexa na Casa, a equipe de comunicação correu atrás de alguns parceiros para tirar o plano do papel. Marina comenta que todas as marcas aceitaram a parceria rapidamente e conseguiu reunir inclusive marcas concorrentes no projeto.

Na Casa Alexa, as marcas Geonav, i2Go, Intelbras, Positivo Casa Inteligente, Samsung , Zetaflex e Claro Vídeo Sound Box completam as soluções criadas de lar inteligente. Além disso, a Casa conta com móveis e decorações de Pequenos e Médios Negócios que vendem através da Amazon.

Casa Alexa (Foto: Divulgação)

Influenciar quem influencia

Para divulgar tudo o que está acontecendo na Casa, a equipe de comunicação trabalhou em uma estratégia: influenciar quem influencia. "Não é o espaço de eventos, a gente quer que seja acolhedor, por isso temos limitações de experiências, para que a gente possa ter oportunidade de convidar pessoas com interesses diferentes, com personalidades diferentes e com possibilidades de conteúdo muito diferentes", explica Marina.

Marina conclui dizendo que a Casa Alexa não é um evento de marketing, é um evento de comunicação. Com a estratégia (de convidar apenas jornalistas e influenciadores), eles levam o recado sem a necessidade de promover o evento para milhares de pessoas.