Dados da Influency.me destacaram que 96% dos criadores produzem conteúdo para o Instagram

Os influenciadores digitais ocupam um lugar decisivo na hora de um consumidor comprar ou não algum produto ou serviço. Isso já foi apontado pela pesquisa da Cadastra, que revelou que o Brasil é o país com consumidores mais influenciados na hora de tomar sua decisão de compra (Statista Global Consumer Survey) e segundo país que mais segue influenciadores, atrás apenas das Filipinas.

Com isso dito, foi a vez a Influency.me apresentar a sua pesquisa revelando o perfil dos influenciadores digitais brasileiros e quais são as suas características. De acordo com o estudo, 96% das ativações com influenciadores são realizadas com criadores que atuam no Instagram.

“O Instagram acaba sendo uma rede coringa, utilizada em basicamente todas as ações. O TikTok ainda é uma rede nova, e mostra um alto crescimento de adesão das marcas em relação aos anos anteriores. Já as outras redes possuem particularidades: a publicidade no YouTube costuma ser mais cara; no LinkedIn, mais profissional; na Twitch, mais voltada para games”, explicou Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me.

Outro dado sobre o Instagram apontado pelo levantamento foi que 57% dos influenciadores no Instagram são mulheres. Em relação à localização, 50% dos influenciadores digitais residem nos estados do Nordeste. No total, 62% têm idade entre 25 e 34 anos.

Saindo do eixo Rio-São Paulo, nas regiões Norte e Nordeste também são dominadas pelas mulheres influenciadoras, com uma produção de conteúdo focada na divulgação da cultura local, abarcando receitas, tradições e festas regionais.

“É importante destacar a variedade da produção cultural nas regiões Norte e Nordeste do país. Diversos influenciadores têm como foco a difusão cultural, o que agrega muito no reconhecimento e engajamento do público. Na hora de fazer uma publi, esses influenciadores já têm uma linguagem e tom de voz definidos, que geram proximidade com que os acompanha”, acrescentou o CEO.

O levantamento também destacou que os influenciadores com uma quantidade de seguidores entre 10 e 50 mil predominam o mercado, sendo que 33% deles têm entre 2 e 10 mil, 40% entre 10 e 50 mil, 10% entre 50 e 100 mil, 14% entre 100 mil e 500 mil e 3% ultrapassam os 500 mil seguidores.

“Com metade da quantidade de seguidores, o mesoinfluenciador é aquele que tem entre 10 mil e 100 mil pessoas em suas plataformas. São considerados intermediários em termos de audiência e costumam ter público diverso e engajado, podendo pertencer a um nicho específico. Além disso, podem ser uma opção mais acessível na hora das marcas contratarem”, finalizou Azevedo.