Nesta quarta-feira (1), morte do piloto completa 30 anos
Amantes ou não de automobilismo, o primeiro de maio será sempre lembrado pelo dia em que um dos maiores pilotos de F1 do mundo se foi naquela curva trágica de Ímola, na Itália. Trinta anos depois, que se completam nesta quarta (1), não só a memória de Ayrton continua viva, como também o seu legado.
Ainda durante a década de 1990, foram criadas duas marcas que se tornaram verdadeiras referências para que ele mantivesse viva a história para as novas gerações, casos de Senna e Senninha, que hoje são administradas pela Senna Brands.
O controle é da família do próprio Senna, e quem encabeça é a sobrinha do tricampeão mundial de Fórmula 1, Bianca Senna. Os números relacionados a essa sustentação da imagem do piloto brasileiro é comprovada estatisticamente. De acordo com o Senna Brands, a figura de Ayrton Senna representa um awareness de 92% em praticamente todos os continentes, aparecendo entre os 10 esportistas mais influentes do mundo.
Até hoje, Senna possui contratos de patrocínio com pelo menos cinco grandes marcas, casos da McLaren, TAG Heuer, Puma, Ducati e a Asics.
Dentro dessas propriedades descritas acima, são disponibilizados centenas de produtos e itens relacionados à imagem de Senna, como os emblemáticos relógios fabricados pela TAG Heuer, colecionáveis como miniaturas de carros e capacetes, além de mochilas, camisetas e bonés personalizados.
E ano após ano, as ativações envolvendo o nome do brasileiro se multiplicam. Para este ano, por exemplo, estão previstos alguns lançamentos importantes.
Uma delas é voltada ao público jovem, com a entrada no mundo dos games, pelo Roblox. A plataforma do metaverso vai ter um 'mundo' chamado Sennaland, onde os usuários vão encontrar pistas de corrida com carros que marcaram a trajetória de Senna nas pistas. Também estão previstos dois documentários sobre a vida do piloto, um pelo Netflix e outro no Globoplay.
Por fim, o Instituto Ayrton Senna foi outro importante legado deixado pelo piloto, mantido até os dias atuais pela irmã de Senna, Viviane Senna. Uma das missões foi priorizar a educação, e de acordo com a Senna Brands, nessas três décadas quase 40 milhões de crianças e jovens foram impactados com algum tipo de apoio oriundo do Instituto.
“Mesmo depois de 30 anos, a idolatria de Ayrton Senna segue firme e crescente, atravessa gerações, conquista fãs que nem o viram correr e com um ótimo trabalho do Instituto Ayrton Senna com suas ações e cuidado com a marca, cristalizam sua imagem sempre associada a orgulho, vitória, disciplina e Brasil que dá certo”, afirmou Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport no Brasil, agência de experiências esportivas, afirma que o legado, enorme, foi mantido pois Senna conseguiu unir talento à disciplina como poucos.
"Neste ano, comercializamos pacotes para a F-1 em São Paulo, além de outros produtos voltados ao automobilismo, e quando vamos ao mercado é nítido o impacto que o Senna teve na geração que tem hoje entre 40 e 70 anos. Existe praticamente um nicho todo que se apaixonou pela modalidade através da torcida por ele, e que segue apaixonada até hoje, muito tempo depois", disse.
Exemplo dentro e fora das pistas
Sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, Fabio Wolff lembra que a imagem de Senna foi construída sem vícios e é fruto de uma história genuína. "História lastreada pela paixão e orgulho que o atleta nutria pelo seu país. Por isso, a cada conquista ele fazia questão de dividir com o povo brasileiro que se sentia parte do sucesso. Alheio a polêmicas e reservado. Senna foi, é e sempre será uma unanimidade nacional".
Já para Renê Salviano, CEO da Heatmap, o destaque é para a gestão profissional da família de Senna. "Acredito não ser uma tarefa fácil, até mesmo pelo fato de não ser o esporte preferido dos brasileiros, mas o Senna é um ícone mundial do esporte, e para mim, o melhor de todos que já surgiu na modalidade".