Pesquisa realizada pela B.done apresenta o custo médio de um processo de concorrência no Brasil

R$ 160,7 mil é o custo médio para marcas e agências que participam de um processo de concorrência no Brasil. Um levantamento, realizado pela B.done, identificou que as marcas nacionais gastam, em média, R$ 31,1 mil a cada nova concorrência, enquanto o custo médio desse trabalho por parte das agências é de R$ 32,4 mil.

O custo médio final leva em consideração uma marca e quatro agências na disputa - número habitual do mercado.

Para chegar aos resultados, a empresa ouviu o histórico de 100 marcas e agências brasileiras que participaram de concorrências entre janeiro e agosto de 2023.

O estudo levou em consideração apenas os valores relacionados às horas de trabalho dos profissionais envolvidos no processo – de analistas a lideranças, com base em seus respectivos salários.

Número de concorrências
Outro dado importante da pesquisa revela que cada agência participa, em média, de 12 concorrências por ano. Dessa forma, as empresas do setor destinam aproximadamente R$ 390 mil de sua receita anual para tais disputas.

Segundo Cáh Morandi, CEO e fundadora da B.done, o custo exige que as agências encontrem mecanismos que permitam tornar mais estratégica a participação em concorrências.

“A cada agência que fecha um contrato, pelo menos outras três ficam a ver navios. Isso significa que todo o montante investido na operação acaba indo pelo ralo. Uma boa saída para as agências pode ser a inclusão de intermediários capazes de conectar com marcas que tenham interesse em seus serviços e atributos de mercado”, explica.

(Crédito: Firmbee.com/Unsplash)