Levantamento do Sebrae aponta que o Instagram vem desbancando o Facebook como rede preferencial para alavancar as vendas

A digitalização das vendas é um tema recorrente e, em certa medida, já considerado evoluído. No entanto, os números continuam a crescer com o passar do tempo. De acordo com a 9ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, 48% das empresas de pequeno porte já investiram em propaganda paga na internet.

Entre os segmentos que mais investem nesse tipo de divulgação estão as micro e pequenas empresas (MPE), com 59%. Já entre os microempreendedores individuais (MEI), 39% afirmam reservar parte de seus recursos para promover vendas no meio digital.

Por setor econômico, os que mais declararam investir em ferramentas digitais foram a indústria alimentícia (63%), serviços pessoais (61%) e saúde (59%). O setor com menor adesão foi o de logística e transporte, com apenas 16%.

Média geral de empresas que pagaram por propaganda paga em 2024 foi de 48% (Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios/Sebrae)

O estudo, realizado entre 25 de novembro e 17 de dezembro de 2024, também mostra que a proporção de pequenos negócios que vendem por meio de ferramentas digitais se mantém em torno de 70%, considerando as três últimas edições da pesquisa.

Outro ponto importante é o uso de redes sociais pelos empreendedores. O Instagram se destacou, com 60% da preferência dos entrevistados, ultrapassando o Facebook, que caiu de 40% para 34% e ficou em segundo lugar. O WhatsApp, no entanto, permanece como o canal favorito, sendo citado por 81% dos participantes. Cada entrevistado pôde indicar mais de um canal utilizado.

WhatsApp mantém liderança como principal rede de vendas para pequenos negócios (Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios/Sebrae)

“Percebemos que o legado da pandemia foi a digitalização das empresas. O Instagram aumentou sua participação no e-commerce nos últimos três anos, superando o Facebook, que antes tinha uma fatia considerável dos empresários”, explica Kennyston Lago, analista de pesquisa e gestão do conhecimento do Sebrae.

(Crédito: Foto de Christin Hume na Unsplash)