Neste ano, pela primeira vez, o ranking Most Influencial Celebrities, da Ipsos, inclui a avaliação de influencers criadas por IA

A nova edição da pesquisa Most Influencial Celebrities, da Ipsos, mostra quem são as celebridades brasileiras com maior poder de provocar mudanças em comportamentos, ações ou opiniões das pessoas.

De acordo com o levantamento, são nomes que geram identificação e conexão emocional com o público, e que são referência em seu campo de atuação.

Neste ano, Lázaro Ramos (1º lugar), Fernanda Montenegro (2º lugar) e Astrid Fontenelle (3º lugar) estão no topo do ranking das celebridades, seguidos por Érika Januza e Carlos Tramontina empatados em quarto lugar, e Xuxa e Ivete Sangalo empatadas na quinta posição.

Além da lista dos famosos, o ranking também avalia os influencers, conhecidos pelo trabalho desenvolvido em plataformas digitais.

Os que lideram as três primeiras colocações são Iberê Thenório (Manual do Mundo), Leon Martins (Coisa de Nerd) e Bruna Tavares (jornalista e empresária do setor de beleza). Na sequência, aparecem Camila Pudim em quarto lugar e Camila de Lucas, em quinto.

“No caso das celebridades, a força deles não vem só de uma plataforma ou de um único tema, mas de credibilidade e confiança construídas ao longo de carreiras sólidas e de grande exposição na mídia tradicional”, explica Luciene Santiago, Gerente de Creative Excellence na Ipsos.

Confiança ganha peso na edição 2025
O indicador de Confiança/Credibilidade segue sendo o mais importante para avaliar o poder de influência das celebridades (no total, a pesquisa avalia nove indicadores).

Nesta edição, este driver ganha ainda mais importância entre os entrevistados e passa a conter um peso maior na pontuação de cada figura pública analisada – de 19,5 em 2024 para 27,4 em 2025 –, o que mostra um público mais atento ao alinhamento entre discurso e ação dos famosos.

Pela primeira vez, o levantamento inclui a avaliação de influencers criadas por inteligência artificial: Lu, do Magalu, e Marisa Maiô. Ainda que Marisa não tenha tido muitas avaliações, a Lu teve um bom desempenho no driver de Confiança/Credibilidade (score de 119).

Outra mudança se refere ao crescimento do segundo indicador mais importante do ranking: “Sucesso” teve aumento de quase 50% na pontuação (de 12,3 em 2024 para 19 em 2025) e, junto com Confiança/Credibilidade, contribui fundamentalmente para determinar a influência de uma celebridade. Neste driver, por exemplo, Fernanda Torres, indicada ao Oscar deste ano, é um dos nomes que mais se destacam.

Mais influentes entre a Geração Z
A pesquisa também elaborou um ranking com os nomes de mais influentes para a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012).

Larissa Manoela aparece na primeira posição como a celebridade mais influente para estes jovens. Outros nomes coincidem com a lista geral de celebridades, mesmo que em posições diferentes: Érika Januza (2º lugar), Xuxa (3º lugar) e Lázaro Ramos (4º lugar). A dupla do sertanejo universitário, Jorge e Mateus, aparece em quinto lugar.

No caso dos influencers digitais as posições entre os mais jovens se mantêm, com Iberê Thenório, Leon Martins e Bruna Tavares nas três primeiras colocações. Mudam o quarto e quinto lugares, ocupados respectivamente por Valen Bandeira (atriz, produtora de conteúdo digital e atual apresentadora do novo Beija Sapo) e Tata Estanieck (empresária e criadora de conteúdo).