O propmark foi até a sede da DiaTV conversar com o CEO da Dia Estúdio e diretor-geral da emissora

Fundada em 2023 como braço do já conhecido Dia Estúdio, a DiaTV foi a primeira emissora com programação 24 horas exclusivamente digital e gratuita. Só em sua plataforma nativa, o YouTube, a empresa soma 26,8 milhões de espectadores únicos por mês, e já conseguiu o pico de 274 mil simultâneos. Atualmente a sua programação também está disponível em fast channels como PlutoTV, Samsung e TCL.

O propmark foi até a sede da empresa e conversou com o Rafa Dias, CEO da Dia Estúdio e diretor-geral da DiaTV, que compartilhou sua visão de mercado e os principais insights que impulsionaram a emissora.

Rafa Dias, CEO da Dia Estúdio e diretor-geral da DiaTV (Divulgação)

O início

Foi ao lado de Andressa Mafra que Rafa Dias fundou a Dia Estúdio, com a ideia de criar uma produtora focada na internet. A empresa nasceu em Florianópolis/SC, em 2013. “Eu era o lado criativo e ela o ‘back-office’. Trabalhava em São Paulo como freelancer, atuando como cinegrafista, produtor, operador de áudio, entre outros, para várias produtoras, e já percebia as diferenças entre a produção para TV e para a internet. Mas, 15 anos atrás, não existiam empresas especializadas em internet. Então pensei: ‘E se a gente abrisse um estúdio pensado para a internet?’”, conta Rafa.

Para mostrar o diferencial da produtora, a Dia decidiu investir em múltiplos canais próprios. Com a jogada, conseguiram chamar a atenção do próprio YouTube, assim, foram credenciados como network. Com o selo da plataforma, deram um outro passo e investiram no ‘Depois das Onze’, das youtubers catarinenses Gabie Fernandes e Thalita Meneghim.

"Na época, tinha apenas cinco desses no Brasil, então eu queria pegar um canal e mostrar o meu trabalho, o que eu sabia fazer ali. E esse primeiro canal foi o ‘Depois das Onze’. Eu combinei com elas: ‘Vou investir em durante 24 meses, e esse canal vai acontecer’, e aconteceu, né?", relembra o executivo. Com a produção da Dia, o canal da dupla realizou o projeto '50 horas ao vivo', conquistando o marco de primeira live do mundo no YouTube ao entrar em primeiro lugar do ‘em alta’ em tempo real.

Nova sede da Dia Estúdio (reprodução/divulgação Dia)

Automaticamente, outros nomes foram surgindo, como Diva Depressão, Lorelay Fox e Natály Neri, entre outros.

“Naturalmente, todo mundo começou a falar com a gente, entramos ao vivo no Multishow e começamos a fazer coisas muito diferentes do comum, assim, do que a internet estava acostumada. E até na qualidade de produção, eu acho que já era uma coisa que as pessoas já ficavam bem impressionadas. Com isso, outros criadores foram vendo o nosso trabalho e querendo fazer parte”, refletiu.

Dia TV

Rafa Dias conta que a ideia de criar uma TV surgiu de sua própria necessidade. "Eu comprei uma televisão na minha casa e não ligava essa televisão, porque nenhum canal linear que tinha ali, que eu não precisava escolher, eu me identificava com aquele conteúdo, então eu falei: ‘se eu tô passando por isso, outras pessoas podem estar passando por isso também’. Depois de oito anos trabalhando com os criadores, construindo essa história, que eu paro e penso: acho que é hora da gente dar um novo passo, que é lançar uma televisão.", contou Rafa.

Assim, nasceu a primeira emissora com programação 24 horas exclusivamente digital e gratuita. Com uma programação que passa por diversos formatos, a TV foi uma virada de chave para a empresa.

"Acredito na Tv digital com a base de que as pessoas estão cada vez menos querendo escolher as coisas, elas querem só deixar passando, por causa do aumento dos podcasts, das plataformas de áudios, etc. Alguns streamings de fora já estavam fazendo experimentos de fazer uma programação linear, e aqui no Brasil, percebi que não tinha ninguém caminhando por aí, só no vídeo sob demanda", realçou.

"Cada criador tinha sua audiência e quando esses projetos aconteciam, era esse público que conhecia a Dia. Quando a gente cria a TV, vejo que a DiaTV passa a ser conhecida como ‘a DiaTV’, independente dos criadores"

O diretor-geral da DiaTV destaca que queria realmente atender grade de um canal de televisão, com Reality, Talk show, Programa de auditório, etc. E hoje, alguns de seus programas já furam a bolha, como o Corrida das Blogueiras, por exemplo. O reality, criado e apresentado por Eduardo Camargo e Fih de Oliveira, do canal Diva Depressão, somou mais de 2 milhões de votos e vendeu cerca de 4 mil ingressos para o público assistir a final.

"Eu chamei eles [os criadores digitais] e falei: ‘olha, queria te dar um programa nessa linha’, mas ao mesmo tempo eu falei pra todos eles, eu não quero que seja alguma coisa que nós estamos pedindo pra só entrarem como apresentadores, todos eles são sócios dos seus programas e esses programas ficam hospedados no canal deles, então, eles participarem desse processo criativo é fundamental pro sucesso desses projetos", explicou Rafa.

"Tem uma coisa pra mim que era muito importante: o entretenimento responsável. Então todo mundo, assim, que faz parte do dia, a gente procura por isso, assim, tem que entreter e tem de ser responsável"

Outro destaque importante para a emissora foi a primeira transmissão ao vivo da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo. "Quando a gente fez esse projeto, a gente também colocou uma bandeira de diversidade e deixamos claro que tem um posicionamento, até por eu ser um homem gay. E isso também se  estende para nossa curadoria de talentos", apontou Dias.