Lista traz as brasileiras GUT São Paulo e Lew’Lara\TBWA

A Warc Media 100 anunciou as campanhas e empresas mais premiadas em mídia, dentre as quais estão as brasileiras GUT SP e Lew'Lara\TBWA. Compilado pela Warc Creative, o ranking anual Media 100 é uma agregação dos resultados dos prêmios globais e regionais de mídia mais importantes de 2024.

Os prêmios rastreados são determinados em consulta com o WARC Rankings Advisory Board e por meio de uma pesquisa global anual com especialistas do setor.

A campanha mais premiada foi “Welcome to the Group”, da PHD Costa Rica para a Nosotras Women Connecting. A ação usou a mídia pública, redes sociais e um grupo no WhatsApp para pressionar a esfera pública a aprovar um projeto de lei sobre justiça menstrual.

Entre as campanhas brasileiras no ranking, estão:

3º lugar: “The Handshake Hunt” (GUT São Paulo/Mercado Livre) – QR codes surgiam na TV Globo durante a black friday, oferecendo descontos sempre que um aperto de mão aparecia na tela.

28º lugar: “No Ad” (Lew’Lara\TBWA/Pague Menos) – A marca removeu anúncios de vídeos de primeiros socorros no YouTube para garantir acesso rápido a informações vitais.

52º lugar: “Clean Sponsorship” (DM9/Consul) – Patrocínio que retirou marcas dos uniformes de clubes de futebol para resgatar seu visual tradicional.

72º lugar: “e-Police Station” (AlmapBBDO/Wonder Women Tech) – Criou um sistema para denúncias de assédio dentro do ambiente de jogos online.

79º lugar: “Ballboards” (GUT São Paulo/Mercado Livre) – Painéis laterais em jogos de futebol que devolviam a bola ao campo enquanto exibiam mensagens publicitárias.

Agências

A GUT São Paulo garantiu a 10ª posição entre as agências mais premiadas, enquanto a Lew’Lara\TBWA ficou em 41º lugar.

No topo do ranking global, a agência independente Mediaplus Munique assumiu a liderança após figurar em terceiro lugar em 2024 e em 14º em 2023. A Mindshare Nova York ocupa a segunda posição, seguida pela EssenceMediacom Nova York, que subiu do 16º lugar no ano passado para o terceiro.

Redes

Entre as redes de mídia, a Mindshare Worldwide alcançou o primeiro lugar este ano, após ficar em segundo em 2024 e em quarto em 2023. A EssenceMediacom subiu para a segunda posição, com cinco agências no top 50, enquanto a PHD Worldwide ficou em terceiro.

Já entre as redes independentes, a Serviceplan lidera o ranking deste ano.

Holdings

No ranking das holdings, a WPP manteve sua liderança pelo oitavo ano consecutivo, com quatro de suas redes no top 10: Mindshare Worldwide, EssenceMediacom, Wavemaker e VML. A Omnicom ficou em segundo lugar, enquanto o Publicis Groupe subiu uma posição, alcançando o terceiro lugar. Uma novidade este ano foi a BlueFocus, que entrou no top 10 das holdings pela primeira vez.

Marcas e Anunciantes

A Dove, da Unilever, foi a marca mais premiada do ranking, com diversas campanhas entre as 100 melhores, incluindo CROWN x LinkedIn: #BlackHairIsProfessional, #TurnYourBack, Cost of Beauty e #KeepHerConfident.

A Unilever também garantiu o primeiro lugar entre os anunciantes pelo sexto ano consecutivo, impulsionada por marcas como Dove, Lifebuoy, Vim e Sunlight. A The Coca-Cola Company, que esteve no top 10 pela última vez em 2021, conquistou o segundo lugar, enquanto a PepsiCo subiu do nono para o terceiro lugar este ano.

No cenário brasileiro, a Pague Menos se destacou, ficando em 39º lugar entre as marcas mais premiadas em mídia e em 50º na categoria de anunciantes.

Países

Entre os países com maior impacto em mídia, os Estados Unidos seguem na liderança, com 19 campanhas no top 100. O Reino Unido ficou em segundo lugar, seguido pela Índia. O Brasil aparece na oitava posição, ao lado de Vietnã, China e Turquia, que entraram no top 10 este ano.

(Crédito: Foto de Freepik)