Além de cantora e compositora, Raquel também é empresária e CEO da agência Nhaí!
A cantora e compositora Raquel Virginia também se dedica a lutar pelos direitos LGBTQIAP+ e dos homens e mulheres trans. Ela ainda é empresária e CEO da agência Nhaí!, que, segundo ela, tem como missão inovar nas narrativas por meio de consultorias, curadorias e projetos. A ideia é mostrar que minorias podem protagonizar campanhas, ações e gerar diversas oportunidades para as marcas.
Raquel criou ainda o projeto Contaí, com a finalidade de gerar negócios e conexões entre empresários e empreendedores LGBTQIAP+ pretes. A primeira edição do Contaí foi realizada no dia 28 de janeiro, em São Paulo, não por acaso, na véspera do Dia da Visibilidade Trans. Nesta entrevista, Raquel faz um balanço do Contaí, cujo trabalho resultou em 25 negócios LGBTQIAP+, nada mal para um evento de estreia. Veja a seguir os principais trechos desta entrevista.
LEGADO
Certamente o principal resultado do encontro Contaí, realizado em janeiro deste ano, é perceber que somos, sim, potência quando se fala sobre empreendedorismo. É o reconhecimento do nosso papel na economia e a oxigenação da mesma. E o mais importante de tudo isso: vamos conseguir construir um legado.
PILOTO
Sobre os negócios que o Contaí conseguiu alavancar nesta edição inaugural do evento, foi uma marca de 25 negócios LGBTQIAP+, levando-se em consideração que este foi o primeiro projeto, um piloto que mostrou o que ainda está por vir.
MUDANÇA
Continua sendo difícil gerar negócios e conexões entre empresários e empreendedores LGBTQIAP+ pretos, mas estamos no caminho para mudar este cenário e sinto que muitas coisas já estão em constante mudança – de forma positiva.
ABSORÇÃO
O mercado publicitário está reagindo muito positivamente e de forma propositiva com a nossa comunidade. Na primeira edição do Contaí já contamos com muitas marcas em vista. Com certeza teremos grande absorção, pois o projeto tem ótima curadoria, é bem embasado no propósito, missão e muito legítimo.
PODER
Sobre a publicidade “evitar” nas campanhas as pessoas ou artistas LGBTQIAP+, não acho que o termo correto seja evitar. Creio que as marcas ainda precisam ampliar as possibilidades quando o assunto é a comunidade LGBTQIAP+. Precisam equacionar que podemos estar em várias campanhas e isso só torna o produto mais poderoso.
PARADIGMAS
Todos os nossos projetos caminham na direção de solucionar alguns paradigmas. E fazemos isso de maneira muito orgânica.
PROPOSIÇÕES
A nossa equipe toda é negra e LGBTQIAP+, ou seja, todas nossas proposições caminham nesse sentido.
MÃO DE OBRA
As empresas têm uma carência de repertórios e políticas internas para contratar profissionais. Acho que isso se reflete nas escolhas no momento do recrutamento. Nada que boas consultorias e metas bem desenhadas não consigam resolver.
CONEXÃO
O objetivo da nossa agência Nhaí é oferecer repertório mais amplo e legítimo às empresas que querem se conectar com a pauta da diversidade.
ORGULHO
A Nhaí já colocou na rua, além do Contaí, o Doritos Rainbow 2021, outro projeto que nos enche de orgulho.