Entram para o portfólio a empresa de fibra ótica Giga+ e a rede de franquias de lojas de crédito do BMG, Help; Porto entrega conta full
Holding brasileira de comunicação independente, com seis unidades de negócio, o Grupo REF fecha o primeiro trimestre do ano com duas conquistas de conta e ampliação do atendimento a um grande cliente. Embrião do grupo fundada no início dos anos 2000, a agência REF+ ganhou as contas integradas da empresa de fibra ótica Giga+ e da rede de franquias de lojas de crédito do Banco BMG, Help. Além disso, passa a ser a agência full service da Porto, concentrando todas as verticais: seguros, serviços, bank, saúde e institucional.
“Essas conquistas reforçam o dinamismo e a força do mercado de comunicação, que vem se mostrando muito mais aquecido neste ano. Além desse cenário favorável, a estrutura multidisciplinar do Grupo REF, com empresas especializadas em diferentes frentes da comunicação, nos permite acompanhar e potencializar as oportunidades de negócios”, destaca Fernando Calfat, chief business officer do Grupo REF, que comanda o negócio ao lado dos sócios Renato Pereira (chief creative officer), Eduardo Barros (chief financial officer) e Ricardo Calfat (chief operating officer).
O executivo ressalta que o grupo é movido pelo espírito empreendedor. “Desde a fundação da REF+, no início dos anos 2000, empreender esteve e permanece em nosso DNA. Esse diferencial nos permite evoluir e nos adaptar às transformações significativas do mercado – cenário macroeconômico, inovações tecnológicas, mudanças nas relações entre marcas e consumidores etc.”, pontua Calfat.

Em sua opinião, o momento é oportuno para a atuação das agências independentes por conseguirem ter mais agilidade, flexibilidade e atenção dedicada ao universo de cada cliente. “Isso também se reflete na criatividade. À medida que conseguimos nos adaptar às necessidades do mercado, sempre em movimento, de forma ágil, temos mais chances de desenvolver estratégias criativas que, de fato, têm potencial para impulsionar negócios.”
Leia a matéria completa na edição do propmark de 31 de março de 2025