Após a crise da pandemia de Covid-19, o setor publicitário britânico deve chegar a 36 bilhões de libras este ano

Os últimos dados trimestrais da Advertising Association/WARC Expenditure Report mostraram que os gastos com publicidade no Reino Unido aumentaram 4,3%, para um total de £ 8,5 bilhões, entre julho e setembro de 2022. O período reflete o nono trimestre consecutivo de crescimento e demonstrativo de uma recuperação contínua e resiliente do setor da pandemia de Covid-19.

Segundo o relatório, é esperado que o mercado publicitário do Reino Unido cresça mais 3,8% em 2023, totalizando 36,1 bilhões de libras, seguindo um aumento estimado de 8,8% em 2022, com base nos dados mais recentes de receita de publicidade coletados diretamente dos proprietários de mídia.

Apesar do aumento, a projeção para 2023 equivale a uma queda de 3% em termos reais, uma vez contabilizada a inflação, e as previsões para o próximo ano mostram expectativas de crescimento reduzidas para quase todos os setores da publicidade do país.

“A indústria de publicidade do Reino Unido manteve-se firme em sua recuperação contínua da pandemia de Covid, com o investimento em anúncios se mantendo diante de ventos contrários significativos. No entanto, as pressões econômicas de 2022, incluindo os impactos da alta inflação na economia em geral e nos custos de mídia, significam que, em termos reais, os gastos provavelmente serão estáveis. Todas essas pressões contribuem para projeções de crescimento mais lentas para o próximo ano", explicou Stephen Woodford, diretor-executivo da Associação de Publicidade.

Terceiro trimestre de 2022

Os números divulgados pela Advertising Association/WARC para os primeiros nove meses de 2022 confirmaram que o crescimento do setor foi de 10,8%, com o valor total chegando a £ 25,3 bilhões.

O Out of Home (OOH) e cinema, especificamente, continuaram em forte recuperação durante o terceiro trimestre, com um aumento nas buscas de 7,7%, equivalente a quase 40% do total de gastos com anúncios durante o trimestre. As mídias sociais, incluídas na exibição online, também continuaram crescendo (+4,4%), enquanto os gastos com transmissão de vídeo sob demanda (BVOD) aumentaram 4,3%.

Projeções revisadas para 2022

Acredita-se que o mercado publicitário do Reino Unido tenha atingido um total de £ 34,7 bilhões em 2022, já que as estimativas preliminares colocavam o crescimento em 8,8% no ano passado, representando uma queda de 0,4 pp em relação às projeções de outubro do mesmo ano. Depois de contabilizar a inflação, o crescimento real foi considerado estável em 2022, em -0,1%.

O gasto durante esse período foi estimado em 4,0%, para um total de £ 9,5 bilhões, já que o período de inverno sediou os dois maiores eventos de gastos com anúncios: o Natal e a Copa do Mundo Masculina da Fifa. Apesar disso, o crescimento ficou meio ponto abaixo das previsões anteriores.

“Apesar de um ar de resiliência nos resultados recentes do mercado, uma recessão iminente pressionará o comércio de anúncios este ano. Prevemos que o crescimento do mercado de anúncios diminua para 3,8%, o que equivale a um declínio em termos reais e ao aumento mais fraco em uma década, se a pandemia de 2020 for excluída. O lado positivo aqui é que nossa modelagem atual sugere que a queda será de curta duração, com o investimento em publicidade definido para aumentar em 5% nos primeiros nove meses de 2024", completou James McDonald, diretor de dados, inteligência e previsão da WARC.