Por meio de sua unidade de inteligência, a agência compilou 39 tendências a serem seguidas

A TBWA, por meio da sua unidade de inteligência cultural Backslash, lançou o relatório ‘Edges 2025’, com 39 tendências que mostram como a cultura está mudando no mundo e o que isso significa para as marcas.

A principal defesa do estudo é que muitas marcas vivem um momento de cópia das tendências da internet para parecerem modernas, mas isso deve empobrecer a cultura.

Como solução, a recomendação é que elas cessem a busca dos moldes dos algoritmos e comecem a criar valor real para as pessoas.

“Em 2025, as marcas que se apoiarem nos valores humanos, e não apenas na viralidade, serão aquelas que realmente contribuirão para a cultura – e não apenas a imitarão.”, afirma Jen Costello, global chief strategy officer da TBWA\Worldwide.

Entre os destaques do novo relatório estão três tendências que se conectam com temas atuais como meio ambiente, comportamento e consumo:

Eco-Realismo

Mostra uma mudança de planos ambiciosos para ações ambientais mais simples e possíveis de realizar. Segundo o estudo, ideias como plantio de árvores ou compensação de carbono estão perdendo força. A aposta agora é por soluções mais diretas e eficazes.

Paradoxo da Maturidade

Aponta para o fim da ideia de que maturidade tem idade certa. Crianças estão crescendo mais rápido e adultos estão adiando a vida adulta. Para as marcas, isso significa rever como falam com diferentes faixas etárias e abandonar modelos fixos de fases da vida.

Transparência Comprovada

Os consumidores querem saber, de verdade, como os produtos são feitos. Tecnologias como blockchain e etiquetas inteligentes ajudam a mostrar toda a cadeia de produção. A dica da Backslash é que as marcas se antecipem e mostrem, com clareza, o impacto social e ambiental dos seus produtos