Estudo revela os principais movimentos culturais que devem orientar marcas no próximo ano
Para entender as prioridades dos brasileiros em 2025, o Backslash, braço de inteligência cultural da TBWA, mapeou 39 transformações globais, os chamados ‘Edges’, com curadoria do time da Lew’Lara\TBWA no Brasil.
O levantamento aponta uma virada de chave no comportamento das pessoas: menos excesso, mais profundidade; menos distração, mais conexão de verdade.
“Em um estudo com mais de 500 pessoas, vimos um desejo claro: os brasileiros querem potencializar o corpo, cuidar da mente e desconectar — um reflexo direto dos excessos da era hiperconectada”, afirma Raquel Messias, VP de estratégia da Lew’Lara\TBWA.
Em ordem de importância, entre os movimentos apontados pelo estudo estão:
Saúde hedonista
Cuidar da saúde se tornou um estilo de vida que faz parte de um sistema de crenças. Dessa forma, o que as pessoas mais querem é tornar a busca pela saúde uma parte agradável do estilo de vida, motivando um cuidado mais holístico e hiperpersonalizado na abordagem.
Mente em manutenção
À medida que o estigma sobre saúde mental é quebrado, o cuidado com a mente passa do reativo ao proativo, de uma necessidade de tratamento para um item desejável.
Anatomia otimizada
O desejo por controle está nos levando a assumir o comando da nossa própria biologia. De intervenções contra doenças a ferramentas tecnológicas, uma nova geração de tratamentos e produtos está permitindo que as pessoas encontrem atalhos para se tornarem versões mais saudáveis, fortes e jovens de si mesmas.
Corpos em debate
De dietas a uso de substâncias, o que antes era uma escolha individual virou pauta pública. As marcas que quiserem entrar nesse tema precisam fazer isso com responsabilidade e escuta.
Reset Pessoal
Tendência na diminuição do tempo online. Nossas vidas ficaram sobrecarregadas e agora estamos coletivamente apertando o botão de pausa para nos reconectar com nós mesmos. “O nadismo virou um novo estilo de vida, redefinindo nossos valores, sistemas e padrões de consumo”, resume o estudo.
Para a TBWA, a missão das marcas em 2025 não é surfar microtendência ou repetir o meme do dia. “A grande oportunidade não está em bajular o algoritmo, mas em contribuir com algo real para a experiência humana”, finaliza Raquel.
(Crédito: Divulgação)