Ação de Natal coloca afeto e presença no centro da comunicação e amplia o debate sobre tecnologia, vínculos e infância

A Reserva apresentou sua comunicação de Natal com um movimento que resgata o impacto cultural de ‘Filtro Solar’ e propõe uma nova leitura para 2025. No filme, Pedro Bial revisita o texto que marcou a virada dos anos 2000 e narra o manifesto ‘Sem Filtro’, que discute presença, vínculos e humanidade em um ambiente marcado pela influência crescente de tecnologias e algoritmos.

A peça atualiza o conselho original. Em vez do filtro solar, o convite agora é para reduzir o filtro da tela, da vaidade e da busca pela perfeição. O manifesto contrapõe o ritmo acelerado das plataformas digitais e sugere desacelerar, olhar nos olhos e estar no presente.

“Na contramão das estratégias digitais dos vídeos rápidos, nosso posicionamento de marca diz: neste caos digital, ouse parar. Nosso filme tem mais de quatro minutos, o que vai totalmente contra as recomendações das plataformas. E justamente por isso ele existe: é um convite ousado à pausa, à presença e à reflexão.” comenta Naiana Lemos, diretora de voz de marca da Reserva.

A Reserva Mini amplia o debate convidando a jornalista Maria Prata — mãe e esposa de Bial — para conduzir conversas sobre telas, infância e vínculos reais nas redes da marca. Em 2026, ela se torna embaixadora oficial da unidade, liderando conteúdos mensais sobre a formação de crianças em um ambiente de influências digitais.

“Como estratégia de comunicação, optamos por não ter produto em evidência, nem marca explícita — mas temos a mensagem. E é essa mensagem, que atravessa gerações, que precisa ser preservada num cenário de disputas por venda e audiência.” afirma Joana Bittencourt, diretora das marcas Reserva.

Como extensão da iniciativa, a Reserva Mini retoma o Disk Papai Noel, serviço em que pais podem agendar ligações personalizadas para as crianças. O projeto, criado para aproximar famílias, retorna alinhado ao conceito central da campanha ao incentivar momentos de pausa e conexão. As inscrições estão disponíveis no site da marca.

Imagem do topo: Divulgação