Xian Wang esteve no país para falar sobre o futuro do e-commerce

VP de retail insight da Ascential, que organiza o Cannes Lions e opera no mercado brasileiro através da Intelibrand, Xian Wang esteve no país para falar sobre o futuro do e-commerce. Mostrou ferramenta de pesquisas para o varejo identificar tendências, além de oportunidades para crescer vendas no ambiente digital da empresa Flywheel.

Xian apresentou insights do Brasil, o principal mercado da América Latina, com olhar para os players compreenderem os shoppers. Por exemplo, 53% dos consumidores brasileiros usam smartphone nas compras. Nessa entrevista, ela fala do crescimento do retail media.

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Retail Media
Surgiu em 2016, crescendo rapidamente, passando de US$ 1 bilhão a US$ 30 bilhões na geração de receitas publicitárias nos últimos cinco anos até 2021. Isso é significativamente mais rápido do que a pesquisa, que levou 14 anos para atingir esse marco. Por esta razão, o retail media está previsto para crescer e se tornar significativamente maior do que outras formas de publicidade digital. Os gastos com retail media estão crescendo globalmente e deverão atingir US$ 168 bilhões até 2027, representando uma parcela crescente dos gastos com publicidade digital. Esta forma emergente de publicidade ganhou força devido à sua capacidade de atingir os consumidores no ponto de compra e fornecer informações valiosas sobre o comportamento do consumidor. Fundamentalmente, o retail media trabalha para as marcas, para gerar tráfego e conversão. As marcas estão vendo bons resultados e aumento de receitas provenientes dos seus investimentos, por isso, não é surpresa que o retail media esteja se tornando cada vez mais uma área de foco de investimento.

Fortalezas
Cada vez mais varejistas estão percebendo os benefícios de como a adição de operações de retail media está contribuindo para sua lucratividade. Isto significa que cada vez mais varejistas procurarão adicionar competências de retail media aos seus ecossistemas. Retail media tem o potencial de oferecer uma experiência personalizada e interações conectadas entre marcas e compradores para ajudar as marcas a interagir com os consumidores.

Phygital
Para atender à tendência phygital, as marcas devem se atentar na oferta de algumas possibilidades: comunicação omnicanal, diversificando os canais de atendimento e estando presente em várias plataformas, incluindo redes sociais, e-mail, SMS e chatbots, certificando-se de que a comunicação seja consistente em todos esses canais; apps móveis ou websites que permitam aos clientes acessar informações sobre produtos ou serviços, fazer compras online e acessar ofertas exclusivas; promoção de ações de marketing no ambiente físico que tenham integração com tecnologia, por exemplo, uso de Qr Codes que direcionem para sites, lojas interativas com realidade virtual que forneçam experiências ou informações adicionais aos clientes etc.; possibilidade de retirada ou troca na loja física para compras feitas online; facilitar os pagamentos digitais na loja física, permitindo que os clientes usem carteiras digitais, pagamento por aproximação e outras opções sem contato.

Leia a matéria na íntegra na edição de 9 de outubro de 2023