Retrospectiva 2023: Reputação ganha análise e Brasil comemora prêmios no Cannes Lions
ABA retorna ao Cenp em prol de melhorias e publicidade livre
O calendário comercial norteia boa parte da estratégia de comunicação das marcas. O mês de abril traz a Páscoa, que em 2023 destacou o fenômeno da produção artesanal. A diversificação dos canais de compra foi outro ponto analisado por especialistas, reflexo dos problemas financeiros enfrentados pela Americanas, que “representa 15% das vendas de ovos de chocolate
no Brasil”, disse à época Lucas Brite Farias, executivo de contas sênior
da divisão Worldpanel da Kantar.
A exemplo da Americanas, o Grupo Petrópolis, anunciante com verba de aproximadamente R$ 350 milhões em marketing ao ano, também pediu recuperação judicial por dívidas. Do testemunho de líderes da Record, Bandeirantes, Globo, Estadão, SBT, TV Cultura, UOL, Exame, Folha de S.Paulo e Antena 1, ficou latente o investimento em estratégias multiplataforma, desafio estampado no ‘Especial Profissionais de Veículo’. Em uma das frentes de atuação, está o jornalismo, tema de reportagem que abordou o panorama adverso provocado por notícias falsas.
Ganhou destaque o buchicho em torno da volta da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) ao Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp), após ausência de quase dois anos. Ambas uniram forças em prol de um “mercado melhor”, comentou Luiz Lara, presidente do Cenp, e de “uma publicidade livre”, acrescentou Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do comitê executivo da Federação Mundial de Anunciantes (WFA).
Em meio às mudanças provocadas pelo digital, o governo decidiu multar as plataformas que se recusassem a remover perfis violentos. A infração custaria R$ 12 milhões, e ainda poderia suspender as atividades, caso a rede se recusasse a retirar páginas que incitassem conteúdos nocivos. A medida foi anunciada após o assassinato de uma professora por um aluno em sala de aula em São Paulo e a morte de quatro crianças por um homem que invadiu uma creche em Blumenau (SC).
Maio festeja 58 anos
O mês de maio celebra o aniversário do propmark. No dia 21, aos 58 anos de existência e circulação ininterrupta, o jornal mais longevo na cobertura da indústria de propaganda e marketing do Brasil destrinchou o trabalho de brand safety desenvolvido em cada ponta do ecossistema de comunicação, e anunciou novo projeto gráfico.
Entre os principais eventos do mês, está o primeiro Web Summit no Brasil, realizado no Rio de Janeiro com mais de 21 mil participantes e 974 startups. Já o D&AD Awards 2023 ocorreu em Londres, entre os dias 8 e 10, com sessões e palestras dominadas por debates sobre inteligência artificial. Os vencedores foram revelados nos dias 24 e 25, após recorde de inscrições e um total de 45 peças do Brasil na shortlist.
As brasileiras mais premiadas foram David, Africa Creative, GUT, VMLY&R e AKQA. Jo Jackson, primeira mulher a ocupar o cargo de CEO nos 61 anos de história da associação britânica de publicidade e design D&AD, que organiza o prêmio, ganhou as páginas da seção Entrevista, e falou sobre a responsabilidade do setor em promover diversidade e inclusão. Também em maio, o propmark começou a perfilar os jurados brasileiros do Cannes Lions, realizado entre os dias 19 e 23 de junho na França. No total, foram 27 profissionais.
Junho abre caça aos leões
Há 70 anos, ocorre o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a mais importante premiação global da indústria da comunicação. O Brasil inscreveu 2.037 peças neste ano, alta de 5,5% em relação aos 1.930 trabalhos submetidos no ano passado. Voltou para casa com 92 Leões, o melhor desempenho dos últimos anos.
O país se manteve como o terceiro com mais inscrições no festival, atrás dos Estados Unidos (7.303) e Reino Unidos (2.201). No resultado global do ano, foram 26.992 inscrições de 86 países, alta de 6% ante 2022, quando o evento totalizou 25.464 inscrições de 87 nacionalidades. Dos 400 speakers que lotaram os auditórios ao palco de premiações, os temas analisaram o potencial de negócios ativados pela criatividade, agora turbinados por inteligência artificial generativa, além de hábitos transformados por pautas sociais. Matéria com rescaldo da participação brasileira no festival evidenciou a crescente participação do país em projetos premiados mundialmente.
A 71ª edição do festival será realizada entre os dias 17 e 21 de junho de 2024 e as inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 18 de janeiro, incluindo trabalhos em Luxury & Lifestyle Lions. A nova categoria foi anunciada pelo CEO Simon Cook no dia 9 de outubro, em evento realizado em São Paulo, pelo Estadão, representante do festival no Brasil. Já a área de Mobile Lions será extinta.
Desta vez, integrantes de organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade poderão se inscrever no programa de passes gratuitos a partir deste mês de dezembro. Um montante de €1 milhão será disponibilizado para custear a iniciativa. Também serão oferecidos o Start-up pass, modalidade de ingresso voltada a pequenas empresas, e o Connector pass, específico para profissionais interessados em expandir networking.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa do dia 18 de dezembro.