Brasil conquistou 27 Pencils no festival e ficou na sétima posição no ranking de países

A David São Paulo foi a única agência brasileira a ganhar Yellow Pencil no D&AD 2023. Foram três Ouros para a campanha Burger glitch, um game desenvolvido para o cliente Burger King, nas categorias Experiential/Retail Activations; Direct/Integrated e Direct/Acquisition & Retention. O mesmo case, que é também o brasileiro mais premiado no festival, ganhou ainda Graphite Pencil em Media/Integrated.

A Africa Creative ficou em segundo lugar com cinco Pencils, mas com pesos menores na premiação. A agência recebeu dois Wood Pencil para o trabalho Spoon-friez, para o cliente Kraft Heinz, nas categorias Experiential/B2C Activations e Direct/Products & Services. A Africa ganhou ainda dois Graphite Pencil para Unbreakable courts, criada para AB Inbev, em Media e Spatial Design, e mais um Wood Pencil para Bring home the bud, também para a AB Inbev, em trabalho conjunto com a Wieden+Kennedy New York.

Em terceiro lugar no ranking das agências brasileiras, aparecem empatadas a GUT São Paulo, que ganhou um Graphite Pencil para o Mercado Livre com Files of freedom e um Wood, também para o Mercado Livre, com a campanha The best-seller constitution; e a VMLY&R, que recebeu um Graphite e um Wood para Buscapé. Back to city of God para Vivo.

A AKQA São Paulo conquistou dois Wood Pencil para The real airdrop, desenvolvido para Garena, nas categorias Experiential/Use of AR e Media/Mobile. A FCB Brasil também ganhou dois Wood Pencil com The Future is Black para Revista Raça e Cashback for you Jersey's Back, para Flash Benefícios.

A BETC Havas, Droga5 e Energy BBDO ganharam um Wood Pencil cada uma, respectivamente, com os seguintes trabalhos: Petra milk, para Grupo Petrópolis; Levi’s – The greatest story ever worn, para Levi Strauss; e Gun survivor reviews, para Guns Donw America.

O Brasil também ganhou dois Graphite Pencil e dois Wood com o case The bridge, em um trabalho conjunto entre Brasil, Canadá e Estados Unidos. Assinam a peça criada para Paws NY a agência Klick Health e o estúdio brasileiro LightFarm Studios. Já o Estúdio Boreal recebeu um Wood Pencil com Sun warnings, em um trabalho feito com a Ogilvy Singapore para Unilever. A Design Bridge and Partners assegurou um Graphite Pencil com Funky Chicken para Frango Assado e o Studio Drama um Graphite com Vogue Brasil Typeface para a revista Vogue.

O mercado brasileiro encerrou o festival com 27 Pencils e na sétima posição no ranking de países. A quantidade de prêmios foi a mesma em relação a 2022, mas naquele ano o Brasil ficou em quinto lugar entre os mais premiados. O top 5 este ano traz Estados Unidos, Reino Unido, França, Austrália e Canadá.

O D&AD 2023, cuja cerimônia de premiação foi realizada presencialmente em Londres, nesta quarta (24) e quinta (25), distribuiu no total 639 Pencils, sendo dois Black Pencils, o equivalente ao Grand Prix, para: Pharrell Williams - Cash in cash out, da Sony Music Entertainment e Columbia Records, e Heartbeat drum machine, da Abby World para The Swedish Heartchild Foundation.

A adam&eveDDB foi eleita a Agência do Ano; a King Henry, a Agência de Design; a Division como a Produtora do Ano; a AB InBev é o Cliente do Ano; e a DDB Worldwide conquistou o título de Rede do Ano.

A área que recebeu mais Pencils no festival foi a de Advertising, com 250; na sequência vem Design, com 165 prêmios; depois Craft, com 157; Culture, com 41 Pencils; Impact, com 24; e Collaborative, com dois Pencils.