Tema da edição especial de aniversário dos 58 anos do propmark é
analisado em matérias e artigos escritos por profissionais do mercado

Os problemas gerados pela disseminação das fake news no ambiente digital são tão graves que o Projeto de Lei 2630, de 2020, batizado de PL das Fake News, que prevê instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, causa forte polêmica. Atualmente parado na Câmara dos Deputados, o PL aguarda uma nova data para ser submetido à votação. De um lado, as big techs travam uma ofensiva para que ele seja mais discutido pela sociedade e, de outro, o governo federal tem pressa para aprovar a regulamentação.

Na ponta, todos concordam que a internet precisa ser regulamentada de alguma forma. Dentro desse contexto, priorizar a segurança de marca – brand safety – tornou-se um trabalho contínuo nas agências de publicidade. Cada vez mais, as agências desenvolvem novas estratégias para garantir que a publicidade dos clientes não seja associada a conteúdos e perfis impróprios.

“Tudo isso envolve investimento em tecnologia e desenvolvimento contínuo do time para evitar que, acidentalmente, esses anúncios sejam exibidos nesse contexto. E faz parte do conjunto de protocolos e ações para ajudar a proteger a imagem pública de uma marca”, descreve Andreia Abud, VP de mídia da WMcCann, em artigo publicado nesta edição especial de aniversário dos 58 anos do propmark.

Além do poder de manchar  a reputação de uma marca, as fakes news pesam no bolso dos anunciantes. Um levantamento da Comscore, em parceria com a NewsGuard, plataforma que avalia a confiabilidade dos sites, mostrou que a publicidade digital perde US$ 2,6 bilhões em fake news ao ano. Em média, 1,68% dos investimentos em anúncios acabaram em sites que continham fake news.

Mais longevo veículo especializado no mercado de comunicação em circulação, não à toa o propmark elegeu o tema reputação das marcas como assunto principal a ser tratado em matérias analíticas e artigos escritos por profissionais convidados, publicados nas próximas páginas desta edição comemorativa, que também apresenta o novo projeto gráfico do jornal, que foi repaginado com um layout mais moderno.

Ao longo de quase seis décadas, o jornal testemunhou todas as transformações que a indústria criativa passou e a Redação entendeu que esse tema tão sensível atualmente deveria ser objeto de análise maior. Vivemos hoje a era da transparência e de descontrole da informação nas redes sociais. Dentro desse cenário, nenhuma marca está imune a crises de produto ou de operação. Mas do lado dos consumidores, o que eles esperam é que as empresas assumam o erro e não se omitam.

Leia a matéria completa na edição especial de aniversário do propmark