União de Omnicom e IPG e compra da Warner Bros. Discovery (WBD) refletem novos hábitos e estruturas conduzidas por soluções integradas
O quarto trimestre de 2025 sela o maior negócio da história da propaganda mundial. A compra do Interpublic Group (IPG) pelo grupo Omnicom - anunciada em dezembro de 2024 - criou uma empresa de US$ 25,6 bilhões em receita combinada. O negócio foi concluído após a aprovação da última etapa regulatória pela União Europeia, em novembro.
Estimado em cerca de US$ 13 bilhões, o acordo encerrou as operações das redes DDB e MullenLowe, que foram incorporadas à TBWA. A FCB teve o mesmo destino e foi absorvida pela BBDO. Estima-se que mais de quatro mil pessoas sejam demitidas. As reestruturações no Brasil devem ser oficializadas em janeiro.
Conforme antecipado com exclusividade pelo editor do propmark Paulo Macedo, as novas diretrizes envolveriam a saída de Marcia Esteves do comando e sociedade da Lew’Lara\TBWA que, juntamente com DM9 e iD\TBWA, passariam a ser identificadas como TBWA Brasil, conforme decisão do Omnicom Advertising, liderado por Troy Ruhanem. O negócio prioriza culturas replicáveis e soluções integradas. A concentração abre espaço para disputas com estruturas independentes e boutiques criativas.
Queda de braço
Do mundo das agências para a mídia, outra movimentação emblemática veio da Netflix, que ofereceu US$ 27,75 por ação da Warner Bros. Discovery (WBD), o que totalizaria um montante de US$ 72 bilhões. O valor da WBD no acordo, incluindo dívidas, foi estimado em US$ 82,7 bilhões. O negócio englobaria o streaming HBO Max, o estúdio de cinema Warner Bros. e os canais Warner Bros. Discovery.
Mas a Paramount contra-atacou. A empresa controlada pela Skydance Corporation estaria disposta a desembolsar US$ 108,4 bilhões para adquirir o centenário estúdio, dono de um dos catálogos mais valiosos da indústria cinematográfica. ‘Harry Potter’ e ‘Friends’ são algumas das franquias.
Vigor
A cobertura jornalística do SBT ganhou força com o lançamento do canal de notícias SBT News, que tem o jornalista Celso Freitas como âncora. Leandro Magalhães e Raquel Landim integram o time de apresentadores. Sydney Rezende, Basília Rodrigues e Amanda Klein também participam do time liderado pela diretora de redação Camila Mattoso. A médica Ludhmila Hajjar, professora titular da Faculdade de Medicina da USP, terá quadro sobre saúde previsto para 2026.
De acordo com o Painel Cenp-Meios, 329 agências de todo o país investiram R$ 19,4 bilhões em mídia entre janeiro e setembro deste ano, alta de 9,07%.
Prêmios
O Melhores do propmark e o El Ojo de Iberoamérica 2025 estão entre as principais premiações do período.
Leia a íntegra da matéria na edição impressa de 15 de dezembro.