Marca é uma das patrocinadoras oficiais da Copa América e destinou todo o investimento do mês para as ativações voltadas à competição
A Rexona é pautada pelo ato de se movimentar desde 1908 e encontrou no futebol uma nova forma de continuar com o seu propósito de marca. Envolvida com o esporte desde meados de 2016 e após ter participado da Copa do Mundo Feminina de 2023, a empresa decidiu se tornar uma das patrocinadoras oficiais da Copa América 2024 e compor a lista global formada por Betano, Latam Adelta, Mastercard, Mercado Livre e Michelob Ultra.
Segundo Viviane Ramos, diretora de marketing de desodorantes da Unilever Brasil, neste ano, a Rexona optou por destinar todos os seus investimentos para o campeonato que foi iniciado no dia 20 de junho e encerra no dia 14 de julho.
Para aquecer as conversas sobre os jogos, a marca está apostando em uma série de ativações, tanto online quanto offline, que contam com a presença de nomes importantes do futebol como Ronaldinho Gaúcho e Vinícius Jr, além de influenciadores como Braune, Fernanda Colombo, Luana Zucoloto e outros.
De acordo com a executiva, toda a comunicação foi planejada em três fases, sendo a primeira no pré-campeonato, que foi estrelada pelo ex-jogador da seleção e que causou certo frisson na internet por conta da declaração que ele não iria torcer para a Seleção — afirmação que, inclusive, se tornou pauta de jornais esportivos nacionais e internacionais.
No dia seguinte, o público descobriu que tudo se passava de uma ação de Rexona composta por falar publicadas nas redes sociais por torcedores brasileiros que já tinham demonstrado certa insatisfação com o futebol nacional, além de ter como objetivo gerar uma reflexão por parte dos torcedores, puxada pelo movimento "Torcida que não abandona", que pauta a comunicação.
A segunda fase está acontecendo neste momento, durante a competição, onde a Rexona está contando com o seu time de influenciadores para dar visibilidade e mostrar a importância da torcida nos jogos.
Já a última etapa vai depender do desempenho do Brasil, mas, mesmo assim, Viviane assegurou que a marca já está preparada para os dois cenários possíveis. "A gente confia que não aconteça, mas caso o Brasil seja eliminado, a marca irá reconhecer a confiança no processo e focar na preparação para a Copa do Mundo, mas, se o futebol brasileiro ganhar, iremos comemorar com muito sucesso", completou.
No total, a executiva apontou que a empresa tem a expectativa de impactar mais de 160 milhões de pessoas com as suas ativações que conta com um plano de mídia robusto somando digital, TV e OOH.
Como parte da estratégia, a Rexona também promoveu o lançamento da peça "#TrazAConfiança", estrelada por Vini Jr e desenvolvida globalmente pela Wasserman.
"A nossa campanha de Copa América foi pensada através de uma pesquisa realizada com o Datafolha, que mostrou esse distanciamento da torcida brasileira com o futebol com base nos últimos resultados que tivemos. A ideia foi gerar uma reflexão que mostrasse a importância de torcer", explicou Viviane Ramos, diretora de marketing de desodorantes da Unilever Brasil.
Brasil na Copa América
A Seleção brasileira fez sua estreia na Copa América nesta segunda-feira (24), no jogo contra a Costa Rica e que terminou com um empate, em Los Angeles. Agora, será a vez da equipe enfrentar o Paraguai em Las Vegas, nesta sexta-feira (28) e, para esse jogo, a Rexona reuniu alguns nomes do seu time de influenciadores e jornalistas para acompanharem de perto a partida e as ações.
Além das ativações in loco, vale ressaltar que a Copa América é um campeonato acompanhado de perto por todos e, por isso, Rexona também estará com um espaço na Faz Zone, que foi montada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Já nas redes socias, está sendo promovido um desafio no TikTok onde as pessoas podem duetar um vídeo de Vini Jr. e ter o conteúdo exposto em alguns pontos de OOH pela cidade.
A campanha da marca também dará aos consumidores o gostinho de ser “Vini Jr na Conmebol Copa América por um dia” a partir de uma ativação nos pontos de venda espalhados pelo país, com direito a prêmios aos participantes.
Os consumidores terão direito a dar dois chutes a gol em um cenário que recria um jogo da competição e terão como objetivo fazer o gol em um chute que chegue próximo à velocidade média de um chute profissional.
A ativação, que será realizada em diferentes pontos de venda pelo país, tem conexão com a Promoção 'Torça com confiança', que vai levar dois consumidores com acompanhantes para conhecerem Vini Jr. na Europa, além de distribuir dezenas de prêmios, incluindo TVs e cervejeiras.
Durante um evento realizado na noite de quarta-feira (26), a executiva afirmou que a empresa está se programando para estar cada vez mais presente nas grandes competições, como a Copa do Mundo masculina, em 2026, e feminina em 2027 — que será disputada no Brasil.