Marca é uma das patrocinadoras oficiais da Copa América e destinou todo o investimento do mês para as ativações voltadas à competição
A Rexona é pautada pelo ato de se movimentar desde 1908 e encontrou no futebol uma nova forma de continuar com o seu propósito de marca. Envolvida com o esporte desde meados de 2016 e após ter participado da Copa do Mundo Feminina de 2023, a empresa decidiu se tornar uma das patrocinadoras oficiais da Copa América 2024 e compor a lista global formada por Betano, Latam Adelta, Mastercard, Mercado Livre e Michelob Ultra.
Segundo Viviane Ramos, diretora de marketing de desodorantes da Unilever Brasil, neste ano, a Rexona optou por destinar todos os seus investimentos para o campeonato que foi iniciado no dia 20 de junho e encerra no dia 14 de julho.
Para aquecer as conversas sobre os jogos, a marca está apostando em uma série de ativações, tanto online quanto offline, que contam com a presença de nomes importantes do futebol como Ronaldinho Gaúcho e Vinícius Jr, além de influenciadores como Braune, Fernanda Colombo, Luana Zucoloto e outros.
De acordo com a executiva, toda a comunicação foi planejada em três fases, sendo a primeira no pré-campeonato, que foi estrelada pelo ex-jogador da seleção e que causou certo frisson na internet por conta da declaração que ele não iria torcer para a Seleção — afirmação que, inclusive, se tornou pauta de jornais esportivos nacionais e internacionais.
No dia seguinte, o público descobriu que tudo se passava de uma ação de Rexona composta por falar publicadas nas redes sociais por torcedores brasileiros que já tinham demonstrado certa insatisfação com o futebol nacional, além de ter como objetivo gerar uma reflexão por parte dos torcedores, puxada pelo movimento "Torcida que não abandona", que pauta a comunicação.
A segunda fase está acontecendo neste momento, durante a competição, onde a Rexona está contando com o seu time de influenciadores para dar visibilidade e mostrar a importância da torcida nos jogos.
Já a última etapa vai depender do desempenho do Brasil, mas, mesmo assim, Viviane assegurou que a marca já está preparada para os dois cenários possíveis. "A gente confia que não aconteça, mas caso o Brasil seja eliminado, a marca irá reconhecer a confiança no processo e focar na preparação para a Copa do Mundo, mas, se o futebol brasileiro ganhar, iremos comemorar com muito sucesso", completou.
No total, a executiva apontou que a empresa tem a expectativa de impactar mais de 160 milhões de pessoas com as suas ativações que conta com um plano de mídia robusto somando digital, TV e OOH.
Como parte da estratégia, a Rexona também promoveu o lançamento da peça "#TrazAConfiança", estrelada por Vini Jr e desenvolvida globalmente pela Wasserman.
"A nossa campanha de Copa América foi pensada através de uma pesquisa realizada com o Datafolha, que mostrou esse distanciamento da torcida brasileira com o futebol com base nos últimos resultados que tivemos. A ideia foi gerar uma reflexão que mostrasse a importância de torcer", explicou Viviane Ramos, diretora de marketing de desodorantes da Unilever Brasil.
Brasil na Copa América
A Seleção brasileira fez sua estreia na Copa América nesta segunda-feira (24), no jogo contra a Costa Rica e que terminou com um empate, em Los Angeles. Agora, será a vez da equipe enfrentar o Paraguai em Las Vegas, nesta sexta-feira (28) e, para esse jogo, a Rexona reuniu alguns nomes do seu time de influenciadores e jornalistas para acompanharem de perto a partida e as ações.
Além das ativações in loco, vale ressaltar que a Copa América é um campeonato acompanhado de perto por todos e, por isso, Rexona também estará com um espaço na Faz Zone, que foi montada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
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Já nas redes socias, está sendo promovido um desafio no TikTok onde as pessoas podem duetar um vídeo de Vini Jr. e ter o conteúdo exposto em alguns pontos de OOH pela cidade.
A campanha da marca também dará aos consumidores o gostinho de ser “Vini Jr na Conmebol Copa América por um dia” a partir de uma ativação nos pontos de venda espalhados pelo país, com direito a prêmios aos participantes.
Os consumidores terão direito a dar dois chutes a gol em um cenário que recria um jogo da competição e terão como objetivo fazer o gol em um chute que chegue próximo à velocidade média de um chute profissional.
A ativação, que será realizada em diferentes pontos de venda pelo país, tem conexão com a Promoção 'Torça com confiança', que vai levar dois consumidores com acompanhantes para conhecerem Vini Jr. na Europa, além de distribuir dezenas de prêmios, incluindo TVs e cervejeiras.
Durante um evento realizado na noite de quarta-feira (26), a executiva afirmou que a empresa está se programando para estar cada vez mais presente nas grandes competições, como a Copa do Mundo masculina, em 2026, e feminina em 2027 — que será disputada no Brasil.