Em 2024 serão mais de 100 milhões de unidades de produtos licenciados de empresas como Coca-Cola, Havaianas, Natura, Trident e Volkswagen
O Rock in Rio apresentou os produtos licenciados e oficiais para a edição comemorativa de 40 anos do festival. Serão 300 produtos de 25 marcas entre 20 categorias, seis a mais que em 2022. Ao longo das edições no Brasil, o festival já atingiu a marca de 3.600 produtos licenciados.
A edição de 2024 contará com cerca de 36 milhões de chocolates KitKat, 35 milhões de latinhas Coca-Cola, 10 milhões de chicletes Trident, seis milhões de embalagens de salsichas Seara e uma linha exclusiva de carros Polo Rock in Rio da Volkswagen, totalizando mais de 100 milhões de unidades de produtos licenciados.
Entre alimentos, bonés, chapéus e viseiras, óculos e relógio, refrigerante, vestuário, higiene bucal, chinelos, beleza, carro e chiclete, os produtos estarão disponíveis em todo o Brasil. "Em qualquer lugar do Brasil, alguém vai conseguir ter um produto Rock in Rio e o produto licenciado aproxima muito a marca. Ainda mais quando você fala de um evento, a gente não pode ser pego, mas o produto, sim. Alguém pode pegar uma latinha, vestir uma camiseta, colocar um pin ou dirigir um carro", diz Ana Deccache, diretora de marketing da Rock World, empresa que administra o Rock in Rio.
O licenciamento, realizado em parceria com a Angra Marcas, engloba marcas como Bob’s, Boneleska, C&A, Chilli Beans, Coca-Cola, Colgate, Ellus, Engov After / Hypera, Frankie Amaury, Glück, Havaianas, Icebrg, iFood, Ímãs do Brasil, KitKat, Lupo, Natura, Pierim, Seara, Tagima, Trident, Volkswagen e Yuool.
Uma das novidades é que o festival adicionará um marketplace ao iFood com produtos dos parceiros e restaurantes que estarão na Cidade do Rock. Além disso, os consumidores poderão destravar conteúdos exclusivos com artistas que se apresentarão em setembro no Rock in Rio.
Além de produtos licenciados, o festival também conta com produtos oficiais do Rock in Rio disponíveis para compra no site e outros apenas dentro da Cidade do Rock. "A gente trata o Rock in Rio, desde 1985, como uma marca e, ao longo desses anos, conseguimos construir uma legião de fãs da marca Rock in Rio, além dos fãs dos artistas. Vemos isso até com gente tatuada de Rock in Rio mostrando o quanto que a gente conseguiu se tornar uma Love Brand", afirma Luis Justo, CEO da Rock World.
As marcas estão cada vez mais presentes no festival por diferentes motivos, um deles é pela identificação com o Rock in Rio. "As marcas entenderam que a nossa própria marca gera valor nos produtos delas, pela visibilidade que o Rock in Rio tem no Brasil inteiro. Isso reforça o que a gente vem fazendo, que é construir uma marca por si só ao longo desses 40 anos, pra além do conteúdo musical que vai estar tocando naquela edição específica do festival", finaliza Justo.