Após meses de trabalho, o Facebook lançou sua primeira campanha nacional de marketing no Brasil. Com foco em Grupos, a semana de estreia da campanha coincidiu com o primeiro fim de semana dos shows do Rock in Rio. As peças de lançamento da campanha, intitulada Somos Mais Juntos, tanto para digital, out-of-home e televisão, celebram a conexão das pessoas por meio da música. As estrelas são pessoas reais, de Grupos que existem no Facebook e servem para diferentes objetivos, como aprender a tocar um instrumento, discutir um gênero musical ou para encontrar uma banda.

Para nós, a melhor maneira de tornar esse lançamento completo era trazendo a experiência digital dos Grupos para um dos principais eventos de música do mundo, o Rock in Rio.

Trabalhei em outras empresas que são patrocinadoras de grandes eventos, e até mesmo do Rock in Rio. Sei que o planejamento dessas experiências é um processo árduo e longo. No entanto, não completei ainda seis meses no Facebook e, nesse curto período, um time excepcional em parceria com agências incríveis conseguiu colocar na rua a campanha e a ativação no evento.

Quando me disseram que “Move Fast” era um dos valores do Facebook, não sei se era isso que eu imaginava, mas estou absolutamente impressionada com a capacidade da equipe de ser dinâmica, se adaptar e fazer as coisas acontecerem de forma tão relevante para os nossos consumidores.

No Rock in Rio, estamos com uma ativação repleta de criatividade e que nos ajuda a contar a história de que quando as pessoas se unem em torno de interesses em comum, coisas incríveis acontecem. Logo na entrada, entregamos pulseiras com QR codes para que as pessoas escolham se curtem Pop, Rock, música Eletrônica ou Funk. Com o código, elas conseguem acessar filtros de Realidade Aumentada no Stories do Facebook ligados ao tema musical preferido.

Em um segundo espaço, se as pessoas conseguirem juntar um grupo com o mesmo interesse musical, elas participam de uma mini balada, privada e customizada para o grupo. Durante alguns minutos, um DJ mixa os hits do estilo musical escolhido e as pessoas saem dessa pequena festa com uma recordação: um vídeo 360, que elas podem compartilhar com os amigos.

Alguns fãs saem do nosso espaço no Rock in Rio com muito mais do que uma recordação em vídeo. No primeiro dia do festival quem abriu o Palco Mundo foi Alok, um artista brasileiro com uma base de apaixonados em todo o mundo.

Fechamos uma parceria com o DJ e levamos oito membros do Alok Team Fans, um Grupo no Facebook gerenciado pela equipe do DJ, para assistir ao show do artista no Rock in Rio. Após a apresentação de Alok, eles foram levados para uma mini-festa no espaço do Facebook e surpreendidos pela aparição repentina de Alok por detrás da pickup, levando o grupo de fãs ao delírio.

Outros artistas e celebridades, sempre sem que os fãs soubessem, marcaram presença nas mini-festas promovidas no espaço do Facebook no Rock in Rio, entre eles Nego do Borel, Thaila Ayala, Latino, André Marques e Justin Neto.

Somos Mais Juntos estreia de uma maneira extraordinária no Brasil, o segundo país a receber a campanha depois dos Estados Unidos. E nossa ativação no Rock in Rio está sendo uma experiência inesquecível para fãs da música e, certamente, para todas as equipes do Facebook, agências e parceiros que trabalharam duro para fazer tudo isso acontecer.

Por Beatriz Bottesi, gerente de Marketing do Facebook no Brasil