Nelson Rocha, da Criacittá, e Olivier Saguez, da Saguez & Partners

 

A agência francesa de design e branding Saguez & Partners acaba de anunciar sua chegada ao Brasil a partir de uma joint venture com a brasileira Criacittá, dirigida por Nelson Rocha e especializada em ambiente de marca. A nova empresa chama-se Saguez & Rocha e tem Manuèle Colas como diretora executiva. O objetivo da companhia é trazer ao país o conceito de “fil rouge”, expressão patenteada por ela na França e que significa construir uma marca a partir de uma narrativa única, contada ao fio de suas expressões – materializada seja em sua identidade, produto, eventos, serviços, entre outros. Com 14 anos de atuação, a companhia tem no portfólio projetos para Galeries Lafayette, Torre Eiffel, Peugeot, Nespresso e Grupo Casino.

A Saguez já possui operações internacionais, com escritórios na China, na Polônia e no Canadá. Cerca de 30% de seu faturamento – não revelado pela companhia – é captado fora da França. Contudo, é a primeira vez que a agência realiza uma joint venture para atuar no exterior. O foco da agência no Brasil serão as grandes redes varejistas e centros comerciais, desde shoppings a aeroportos. Seu primeiro cliente aqui é a rede Camicado, comprada pela Lojas Renner e em fase de reposicionamento de marca. A meta é, em cinco anos, atingir faturamento de R$ 50 milhões anuais. “O Brasil tem bastante coisa interessante acontecendo, mas falta a presença de grandes companhias que saibam replicar o mesmo design em todos os seus pontos de contato com o consumidor”, afirma Olivier Saguez, fundador da agência francesa. “O objetivo é trazer marcas da indústria para o varejo. É uma grande demanda do Brasil hoje”, complementa Nelson Rocha, diretor geral da joint venture.

Criacittá

Rocha também acumula o cargo de direção da Criacittá, companhia fundada por ele em 1998 e que tem na carteira clientes como Ambev, Havaianas e Mormaii. Segundo o executivo, a companhia manterá sua operação independente da parceria com os franceses e não compartilhará o portfólio de clientes. “Apenas se houver necessidade estratégica”, ressalva. 

A nova empresa ainda não tem unidade física no país. Os trabalhos serão realizados entre a Criacittá no Brasil e a Saguez em Paris. A primeira será encarregada da execução e a segunda, da criação. “Vamos unir nossas expertises. Nosso trabalho será dar os subsídios necessários para que a Saguez crie para os clientes”, explica. No futuro, entretanto, o objetivo é ter uma equipe criativa no país, mesclando a equipe atuante da agência na França com profissionais brasileiros, mas ainda não há previsão de quando isso deve ocorrer.