Saída de João Branco do McDonald's e brasileiro a caminho da BBDO NY: as novidades da semana
iD\TBWA tem contratação para a equipe de criação, Nestlé apresenta diretor de comunicação e mídia, e a Frat Digital promove diretora a CEO
Em uma das últimas semanas do ano, a notícia que pegou o mercado de surpresa foi a da saída de João Branco da liderança de marketing do McDonald's. O executivo, que chegou à empresa há oito anos e estava no posto de CMO, postou um texto de despedida, na última segunda-feira (12), em suas redes sociais.
Nele, o executivo citou seu livro mais recente 'D[ê] Propósito', que ficou dez vezes entre os mais vendidos do Brasil, o seu curso de Marketing, além de outras atividades, como colunas, palestras e mentorias.
Nesta semana, o mercado brasileiro se despediu do criativo Marcelo Nogueira, de malas prontas para Nova York. Na ‘cidade que nunca dorme’, ele ocupará o cargo de ECD na BBDO a convite de Luiz Sanches, CCO da BBDO América do Norte e Chairman/Partner da AlmapBBDO.
Com mais de duas décadas no mercado, Marcelo é dono de importantes prêmios nacionais e internacionais, incluindo 75 Leões no Cannes Lions, 28 Lápis no One Show, além de ter sido sete vezes Profissionais do Ano da Rede Globo.
O profissional foi responsável por criar e liderar campanhas como a 'Despedida da Kombi', bem como Johnnie Walker, Ambev, Visa, Mars, HP, Getty Images, Pepsico, LG, Amazon e O Boticário.
Outra novidade veio da iD\TBWA, que anunciou novos nomes para o time de criação. Guga Diehl chega como diretor de criação e Clarissa Astigarraga retorna à agência para ser diretora de criação associada. Ela farpa dupla com Lúcio Caramori, que ocupa o cargo há dois anos.
Nesse contexto, o departamento segue sob liderança do diretor-executivo Sthefan Ko, que também se dedica a projetos com a iDx, o hub de design e inovação da agência.
Novo diretor na Nestlé
Gustavo Aguiar é o novo diretor de comunicação e mídia da Nestlé. A novidade envolve a integração da área de mídia com as de branding, Contet Studio e Design, com o objetivo de aumentar a sinergia entre os times.
A nova estrutura terá como um dos objetivos a disseminação do conceito de Growth Marketing (Marketing de Crescimento, em tradução livre) para as marcas e os negócios da Nestlé.
Aguiar, que é formado em Comunicação e Publicidade, vai se reportar à Ionah Kochen, vice-presidente de marketing, comunicação e assuntos institucionais na Nestlé.
De volta à OMZ
A OMZ recebeu de volta Marcos Lara, que assumirá o posto de gerente de RTVI. Na sua primeira passagem pela agência, Lara atuou como gerente de atendimento.
Ele possui experiência no gerenciamento e coordenação de marcas como Casa KM, EDP do Brasil, Comercial Gerdau, Fini, Porto Seguro, entre outros. Nos dois últimos anos, esteve à frente do marketing em uma indústria de produtos cosméticos, responsável pelo desenvolvimento e lançamento de novas marcas e produtos.
"Estou muito empolgado com os projetos que estamos desenvolvendo para a área de produção da agência em 2023 e muito feliz com a oportunidade que a OMZ está me dando neste novo desafio", disse.
Dos EUA para a Pródigo
A Pródigo apresentou nesta semana o seu novo diretor de cena, o norte-americano Robert Soucy. Com experiência em algumas das principais agências do mundo, ele dirigiu comerciais exibidos no Super Bowl e concorreu em festivais como Cannes Lions, Webby e Addy com filmes para marcas como Budweiser, Ikea, Southern Comfort, Spotify, KFC e Motorola. O diretor divide o seu tempo entre Nova York (EUA) e o Brasil, onde tem uma base em Alter do Chão, no Pará.
Ex-CBO da Bullet na Frat
Agência especialista em branding, mídia, a Frat Digital promoveu Roberta Castellini à CEO. Após ter atuado como diretora-executiva durante o último ano, a ex-CBO da Bullet tem mais de 15anos de experiência no mercado de comunicação, com passagens pela Hands, Leo Burnett, Grey e Mix Brand Experience (Aktuellmix), entre outras.
A executiva já trabalhou com clientes como P&G, Ambev, BRF, Google, Facebook, Bauducco, Itaú, Coca-Cola, Mondelez, PepsiCo, entre outros.
Reforço na ARC
A ARC, agência do Grupo Publicis, anunciou a chegada de Victor Pupo à equipe criativa comandada pela diretora de criação Tati Piovezam. Com passagens pela Execution e pela Leo Burnett Tailor Made, o redator é formado em Jornalismo pela ESPM e já criou para marcas como Bradesco Seguros, Dona Benta, Movida, Pátio Higienópolis, etc.
Head de conteúdo
A DreamONE promoveu o jornalista Lucca Rebelato ao posto de head de conteúdo. Desde 2016 na agência, o profissional agora tem o desafio de comandar a equipe de redatores de conteúdo e aprimorar entregas para clientes importantes, como Microsoft, Duratex, Rede Santa Catarina, Editora Melhoramentos, entre outros.
“Como o mundo digital é extremamente dinâmico, precisamos estar atentos aos resultados e às oportunidades para fazermos desvios de rota com rapidez, de modo a gerar as melhores soluções”, disse.