Executivo anunciou sua saída nas redes sociais, e disse que se dedicará às aulas de marketing, mentorias, palestras, além da carreira de escritor

CMO do McDonald's, João Branco está de saída da Arcos Dorados. O executivo, que chegou à empresa há oito anos, postou um texto de despedida na tarde desta segunda-feira (12), em suas redes sociais.

Nele, o executivo cita seu livro mais recente 'D[ê] Propósito', que ficou dez vezes entre os mais vendidos do Brasil, o seu curso de Marketing, além de outras atividades, como colunas, palestras e mentorias.

"Meu livro, sobre trabalho com propósito, já ficou 10x entre os mais vendidos do Brasil. Meu curso de Marketing com propósito já está com a segunda turma aberta, em parceria com a @exame . Minhas aulas na @startseoficial e na @pospucprdigital me deixam sempre animado. Minhas colunas, palestras e mentorias, chegam a 2 milhões de pessoas por mês. O que aconteceria se eu conseguisse dedicar mais tempo a essas coisas que enchem o meu coração de significado?", escreveu.

Antes do McDonald’s, João Branco passou por Novartis, P&G e Ferrero. Além disso, ele ocupou a presidência da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) por dois anos, entre 2017 e 2019.

No Méqui, João ganhou projeção com um marketing que apostou mais em conversas do que em campanhas, como falou com o PROPMARK. “Ao invés de fazer uma campanha no trimestre de lançamento de produtos, em que a gente se blinda de todos os lados para não dar errado, agora a gente tem uma conversa por semana, por dia, algo constante”, afirmou.

Profissional de Marketing do Ano em 2021, João Branco esteve à frente de ações importantes da marca, como a festa no BBB, no ano passado, construída em parceria com a então DPZ&T, hoje DPZ. A festa do pijama rendeu ao McDonald's números estrondosos, como um aumento de 1000% em buscas no Google, além de ter ficado nos trendings topics.  

"No primeiro trimestre do ano passado, quando aconteceu a festa, registramos um crescimento de 3 pontos percentuais em preferência de marca, em atributos de marca, níveis de lembrança", disse Branco ao PROPMARK, à época.

A ação, então, acabou se estendendo para o consumidor com a venda de pijamas da McDonald's, usados pelos participantes do BBB21, um dos itens da coleção Use Méqui, inédita na América Latina.

As 'Méquizices', outra campanha liderada por João Branco, convidou nomes como Ludmilla, Luísa Sonza, Tadeu Schmidte, entre outros, para revelarem como as celebridades matam a sua fome de Méqui.

Do Brasil, a 'Méquizice' voou para outros 16 países da América Latina. A ação, que trouxe o título #MiMenuMcDonalds,  trouxe artistas sulamericanos, como o cantor colombiano Sebastian Yatra, para dizerem qual é a sua combinação preferida – a campanha foi realizada em parceria com a Galeria.