O espaço foi criado em 2022 para destacar profissionais que foram reconhecidos ao longo de suas carreiras no festival
O Festival El Ojo de Iberoamérica anunciou os dois homenageados do Salão de Honra de 2024: José Miguel Sokoloff e Pablo del Campo.
O espaço foi criado em 2022 para destacar profissionais que foram reconhecidos ao longo de suas carreiras no festival. Em 2023, os homenageados foram Ana María Olabuenaga e Toni Segarra.
"Depois de homenagens a Marcello Serpa e Agulla & Baccetti (2022), e a Toni Segarra e Ana María Olabuenaga (2023), o El Ojo deste ano prepara-se para referenciar José Miguel Sokoloff e Pablo Del Campo. É um orgulho termos esse espaço no festival para prestigiar os líderes que fazem parte desses 27 anos de encontros, inspiração e reconhecimento", afirmou Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.
O colombiano José Miguel Sokoloff é presidente do Conselho Criativo Mundial da MullenLowe e de outras agências da Holding IPG, e presidente global e chief creative officer (CCO) da conta da Unilever para a IPG.
Sokoloff nasceu em Medellín, mas cresceu em Bogotá, onde foi educado desde criança até formar-se em administração de empresas. Depois, ingressou na Leo Burnett como estagiário no departamento de mídia, cortando anúncios de jornais e revistas para fazer "relatórios sobre os concorrentes".
Com o passar do tempo, ele se tornou copy júnior da agência e, quatro anos depois, foi nomeado vice-presidente e diretor-geral de criação, onde liderou a criação de campanhas para clientes como Postobón, Nacional de Chocolates, Procter & Gamble, Kimberly-Clark e Davivienda.
Em 1996, ao lado de Francisco Samper, Humberto Polar e Rafael Mora, criou a SokoloffSamperPolarMora, que mais tarde tornou-se a SSP3. Em 1999, a agência foi reconhecida como a Melhor Agência da Colômbia, prêmio que voltou a ganhar consecutivamente em 2003, 2004, 2005 e 2006.
Além da celebração como membro do Salão de Honra do Talento Latino 2024, José Miguel participará como conferencista da 27ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica.
Já o argentino Pablo del Campo começou sua carreira na Casares Grey. Depois, liderou a criatividade na Lautrec Nazca Saatchi & Saatchi e na Young & Rubicam, até fundar a própria agência: a Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi, que foi reconhecida cinco vezes como a Melhor Agência da Ibero-América no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica (2003, 2006, 2007, 2010 e 2011).
Pablo também foi o protagonista das capas da revista LatinSpots das edições 31, 52, 72 e 116. Em 2007, ele esteve junto ao brasileiro Marcello Serpa à frente do workshop organizado pela LatinSpots no Cannes Lions, quando abordaram temas como a criatividade latina, sobretudo a argentina e a brasileira.
Dois anos depois, Pablo foi nomeado diretor criativo global da Saatchi & Saatchi, passando a liderar a criatividade global em mais de 140 escritórios distribuídos em 76 países. Em 2017, a agência fechou e ele lançou o livro 'O drama da página em branco'.
As homenagens vão acontecer na 27ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica, que será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.