Segundo estudo, os brasileiros usuários de smart tvs dedicam 91% do seu tempo com futebol

A Samsung, a partir do seu braço publicitário Samsung Ads, apresentou o resultado de uma pesquisa que traça o cenário de consumo de conteúdos de esporte nas TVs Conectadas da marca.

A análise levou em consideração a base ativa e conectada de mais de 18 milhões de smart tvs no Brasil e apontou que a população dedica 91% do seu tempo com conteúdos esportivos que envolvem futebol, principalmente durante as transmissões ao vivo, debates e campeonatos de expressão. Em seguida, aparece o baseball, hockey, futebol americano e Fórmula 1

Além dos esportes tradicionais, o estudo também considerou os gamers e, quando o assunto é jogos, o esporte também é um dos favoritos, ficando atrás apenas das temáticas ação e aventura e shooter (jogos de tiros).

Engajamento e alcance
O levantamento também colocou o esporte como um catalisador importante para as marcas se conectarem com as suas audiências. Por meio da CTV, as empresas podem usar campanhas para atingir o público que passa 10% do tempo dedicado ao consumo de conteúdos lineares, tanto aberto quanto pago.

Outro dado apresentado pela empresa é que mais de 7 milhões de smart tvs ativadas e conectadas estão consumindo esse tipo de conteúdo e todas estão habilitadas a recebe publicidade.

A Samsung também ressaltou que o esporte motiva tanto o público masculino quanto o feminino, que tem uma preferência maior pelas CTVs e passam 51% do tempo consumindo conteúdos esportivos.

Apesar disso, a preferência esportiva desses públicos têm algumas diferenças. No caso das mulheres, o basquete lidera a lista e seguido por atletismo, tênis, ginástica olímpica e vôlei. Os homens se diferenciam apenas no último item do Top5, optando pelo baseball.

No Brasil, o estudo apontou que o futebol é o líder absoluto de audiência, seguido pelo automobilismo e futebol americano, com exceção na região norte, onde o esporte estadunidense é substituído pelo MMA.

Em relação ao consumo, a região do Sudeste é que registrou o maior consumo de esportes em CTVs, com 23 milhões de horas por mês dedicadas à estes conteúdos. Na sequência, aparece o Nordeste com 7 milhões de horas/mês, o Sul com 5 milhões, o Centro-Oeste com 3 milhões e, por fim, o Norte com 2 milhões.