Com um portfólio de 63 modelos de televisores, entre telas grandes e TVs premium, a empresa espera aumentar as vendas de 46% e 93% em valor

Pela primeira vez, duas datas importantes tanto para o varejo quanto para os brasileiros estão acontecendo ao mesmo tempo: a Copa do Mundo e a Black Friday. Pensando nisso, a Samsung optou por focar no seu portfólio de televisões para as suas campanhas, com o objetivo de incentivar as pessoas a trocarem suas TVs para assistirem ao Mundial.

Apesar da Black Friday só acontecer no final de novembro, as preparações da empresa para a campanha começaram ainda em setembro, por meio da campanha "Só a Samsung tem". A campanha, criada pela Cheil, focou nos novos televisores da Samsung e nos aparelhos de soundbar.

"Nós observamos que houve um aumento na demanda por TVs desde setembro e como a Black Friday é um dia após a estreia do Brasil no mundial de futebol, entendemos que o consumidor fez um planejamento para já ter o produto em casa. Diante desse cenário, a Samsung antecipou as ofertas, permitindo que o consumidor conseguisse comprar os produtos com maior antecedência", explicou Thiago Cesar, diretor de marketing da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil.

O nome da campanha também se tornou uma funcionalidade no e-commerce da empresa, que auxilia o usuário na jornada de compra em quatro passos, definindo qual ambiente a TV será instalada, qual será a principal atividade, tamanho de tela desejado e faixa de preço pretendida.

Segundo Cesar, o motivo de a empresa ter incluído os aparelhos de som nas campanhas, veio por meio de uma pesquisa que apontou que o brasileiro não estava mais interessado apenas em ver melhor os jogos, mas sim ter uma experiência imersiva que unisse imagem e som.

Thiago Cesar, diretor de marketing da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil (Divulgação)

"O consumidor brasileiro é exigente e estão sempre atentos às inovações da categoria, o que se torna fundamental mantermos um diálogo constante com este grupo. Além de investir na troca de seus modelos de TV, o upgrade sonoro ganhou mais relevância na jornada, ou seja, o consumidor passou a adicionar o soundbar neste combo ampliando a sensação de estar dentro do estádio", explicou o executivo.

Focados na antecipação, o "esquenta" da Black Friday da Samsung aconteceu no último domingo (20) por meio de uma live shop nos canais da empresa, apresentada pelo ex-jogador e apresentador Neto e pelo influenciador Américo Fazio.

Atualmente, a Samsung conta com um portfólio composto por 63 modelos de televisores e 07 opções de soundbar e, segundo Cesar, a expectativa da Samsung para a data que uniu o mundial de Seleções com a Black Friday está enorme.

"Nossa expectativa é enorme e permeou todos os nossos pilares de planejamento.
A locomotiva de crescimento para o segundo semestre, alinhadas com a busca dos consumidores, tanto no online quanto nas lojas físicas, serão justamente as telas grandes e TVs premium, pelas quais esperamos um aumento de vendas de 46% e 93% em valor, respectivamente", finalizou o diretor de marketing.