Jornalista foi acometido pela doença em 1942 e, desde então, lida com sequelas

Com o apoio da Sanofi, a AACD lançou em julho uma campanha que tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite.

O último vídeo da campanha, já disponível, relata a história do jornalista e apresentador Boris Casoy, que, em 1942, foi acometido pela doença e, desde então, passou a lidar com sequelas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o índice de vacinação contra essa patologia vem caindo sistematicamente desde 2016, sendo que, nos últimos dois anos (2021 e 2022), ficou em torno de 70% de cobertura, bastante abaixo da meta estipulada pelas autoridades de saúde, que é 95%.

A poliomielite, cujo contágio se dá por meio do contato com secreções ou fezes da pessoa doente, pode atacar o sistema nervoso e gerar um quadro de paralisia que perdurará por toda a vida.

A poliomielite é considerada erradicada no Brasil desde 1994, sendo que o último caso em território nacional foi registrado em 1989. No entanto, com a queda da vacinação nos últimos anos, a Organização Pan-Americana de Saúde já considera muito alto o risco de reintrodução da doença no país.