O Banco Santander apresentou recentemente o Fieeld, um dispositivo original com o qual as pessoas com deficiência visual podem seguir futebol com as pontas dos dedos. O Fieeld é um sistema tátil de retransmissão de eventos esportivos que permite seguir os movimentos da bola e a trajetória das jogadas usando as pontas dos dedos. A inovação foi criada pelo grupo Havas e desenvolvida em conjunto com o Banco Santander.

O aparelho converte os dados recolhidos seguindo os jogadores e replica cada jogada. É uma tecnologia que leva a posição da bola às mãos. Agora, o projeto abriu um período para buscar um sócio tecnológico para ampliar seu desenvolvimento e, posteriormente, uma possível comercialização.

“O Fieeld é um claro exemplo de como os avanços tecnológicos e o futebol podem exercer um impacto positivo na sociedade e melhorar a vida das pessoas. Por isso, desenvolvemos esse projeto. No Santander, apoiamos o esporte porque estamos comprometidos com o progresso da sociedade”, diz Juan Manuel Cendoya, diretor geral de comunicação, marketing corporativo e estudos do Banco Santander.

O Fieeld conta com o apoio da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). O IBSA, que faz parte do Comitê Paralímpico Internacional, tem sócios em 120 países e lidera o desenvolvimento de esportes para pessoas com deficiência visual.

Para difundir o Fieeld, o Santander lançou um vídeo cujo protagonista é Nicko, um menino brasileiro cego que é torcedor do Palmeiras e que ficou famoso depois que sua mãe foi flagrada numa transmissão narrando a partida em seu ouvido.

A Fifa reconheceu a grandeza da história concedendo o Fan Award de 2019 (veja vídeo no fim da matéria).