Emissora realizou uma coletiva nesta quinta-feira (24); Daniela Beyruti fala em 'volta à essência'

Anunciando a retomada do seu ‘DNA raiz’, o SBT reuniu jornalistas, convidados e apresentadores em sua sede, em São Paulo, para anunciar a nova grade da emissora.

Presente no evento, a presidente Daniela Beyruti Abravanel explicou que as novidades têm foco em reconquistar a audiência, além de reafirmar a importância de uma programação diversa na TV aberta.

“Mais do que uma grade, é um reposicionamento. É voltar à nossa essência. É o SBT raiz. É um pouco daquilo que a gente viu, viveu, que eu tenho certeza que faz parte da história de todo mundo aqui. Mesmo quem nunca assistiu ao SBT em casa, provavelmente se relacionou com algum momento da nossa programação. E esse vínculo é o que a gente quer reforçar com essa nova fase”, declarou a executiva.

Uma das apostas da casa está em reorganizar os horários dos programas, para que todos atendam aos públicos mais presentes em cada momento. “Temos uma programação muito querida, mas alguns programas muitas vezes passavam muito tarde, por exemplo”, acrescentou Daniela.

Programação infantil de volta

A presidente comenta que durante a pandemia acabaram cortando a programação infantil, que sempre foi um pilar importante para o canal. Para ela, apesar de ter acontecido por uma demanda comercial, foi uma decisão triste, por isso, quer voltar com foco total nessa grade e brinca: “o SBT foi a babá de muita gente.”

“Não sei se vai ser a babá ou não, mas sei que isso é o nosso DNA. Acho que falar com a próxima geração sempre foi o SBT. E eu lamentei quando o infantil saiu do ar. Tenho certeza que meu pai também, porque isso era um produto que ele resistiu demais, que estivesse fora do ar. Foi por uma questão comercial, foi uma questão de um momento infeliz, porque a gente deixou de ter o infantil na grade bem na época da pandemia”, disse ela.

Na avaliação de Daniela, a presença de programação infantil na TV aberta tem o potencial de entreter as crianças de maneira mais responsável. A executiva também demonstrou uma certa preocupação com o acesso desse público ao digital. “A gente entregou nossas crianças de bandeja para o digital. Só que no digital tem de tudo. Se vocês forem ver, no digital tem coisas boas como tem coisas ruins também. E aqui sempre foi um lugar de confiança, queremos resgatar isso.”

Daniela Beyruti Abravanel

Um dos pontos destaques do evento, foi o retorno da programação infantil. O programa 'Bom Dia & Cia' volta ao ar a partir do dia 26 de maio, com apresentação da dupla Patati Patatá, de segunda a sexta, das 9h às 11h. De acordo com os apresentadores, o cenário também será reformulado, e novos conteúdos e interações também estão nos planos.

A emissora também reforça o aplicativo Play Kids e reforçando sua presença no digital com seu o streaming gratuito, Mais SBT.

“O SBT estava se sentindo desconfortável sem ter o infantil. Então, é com muita alegria que a gente vai voltar a falar com todas as faixas da família brasileira, da criança ao mais velho, e em todas as plataformas. Vamos continuar produzindo conteúdo para esse público, com as nossas novelas também. E a gente quer explorar ainda mais esse universo com desenhos, personagens, mágica, inspiração. Vai vir muita coisa.”

Jornalismo

O jornalismo também terá espaço ampliado na nova grade. O ‘Aqui Agora’ retorna com uma proposta mais leve, comandado por Dani Brandi e Felipe Macedo, conhecido como ‘Macedão’. Já o 'SBT Repórter' será apresentado por César Filho, às terças. Já às quartas, entra o 'Arena SBT', e aos domingos, o 'SBT Esportes'.

“O jornalismo é um dos nossos pilares junto com entretenimento e família. E vamos continuar investindo nisso. É fundamental, relevante. Em uma pesquisa do governo atual sobre credibilidade na informação, o SBT apareceu em primeiro lugar. Isso diz muito sobre os nossos valores, que vêm desde 1988. E estão ali, descritos na carta escrita e assinada pelo meu pai, na porta da redação. Todo mundo que entra ali sabe o que precisa cumprir. Essa é a base do nosso jornalismo, e vamos continuar com esse compromisso”, declarou a presidente.

Entretenimento

A manhã do SBT começa às 7h com 'Primeiro Impacto', seguido do novo programa ‘Bom Dia Esperança'. Às 11h, estreia ‘Alô Você’, com Luiz Bacci. À tarde, 'Chaves' segue na grade, antecedendo 'Caverna Encantada', 'A Usurpadora' e outras novelas.

Cristina Rocha volta ao ar com 'Casos de Família' e o 'Focalizando' também permanece. No horário das 16h45, a emissora passa a exibir ‘Doramas’. A estreia será com 'Meu Amor das Estrelas'. Mais tarde, às 18h, entra no ar 'Eternamente Apaixonados', da Televisa. Às 20h45, é a vez da trama 'As Filhas da Senhora Garcia'.

Nas segundas-feiras, o destaque será a nova aposta, o ‘No Alvo’, com entrevistas em formato de interrogatório. Os convidados terão tempo cronometrado e perguntas baseadas em informações apuradas por uma IA. Daniela mencionou nomes que gostaria de assistir, entre eles Ana Hickmann, Luana Piovani e Scooby como possíveis entrevistados.

Às quintas-feiras, 'A Praça é Nossa' segue, mas um pouco mais cedo do que o costume, assim como o ‘Tela de Sucessos’, com transmissão às sextas-feiras. A partir das 22h45, continuam os programas 'The Noite', 'Operação Mesquita' e o 'SBT Podnight' (que foi novidade no ano passado).

Aos sábados, o 'Sábado Animado' continua com a apresentação de Silvia Abravanel, incluindo a segunda temporada do programa 'Picapau Amarelo'.

Também como aposta do fim de semana, estreia o 'SBT Notícias' em duas edições: a partir de 31 de maio, a primeira às 11h. Já a segunda passará às 18h15, mas a partir do dia 7 de junho. 'Cinema em Casa', 'Esquadrão da Mod'a e 'Sábado com Virgínia' completam a programação.

Já nos domingos, a emissora mantém sua grade com Celso Portiolli, Rebeca Abravanel e Patrícia Abravanel.

Vicente Varela, superintendente de negócios e comercialização do SBT, reforçou que o foco não está apenas na captação publicitária, mas na conexão com o público e o mercado. “Estamos trazendo nosso DNA de volta, nossa raiz. Fomos ouvindo o mercado e entendendo formas das marcas estarem presentes na programação além do ‘breaking’. Essa é uma grade que traz movimento. No próximo semestre, teremos mais novidades. Não é só sobre captação publicitária. É sobre posicionamento, dever.”

“O SBT ficou muito tempo olhando para a concorrência e pouco tempo para o telespectador. O que a gente fez agora foi reorganizar a casa para reconstruir o relacionamento com o nosso público. A TV aberta continua sendo muito importante  e para muitas pessoas é a única alternativa. Então, queremos ser essa alternativa. Se todo mundo estiver passando a mesma coisa, que o SBT seja diferente. Que seja uma opção. Essa é a nossa missão”, finaliza Daniela, para reforçar o objetivo por trás do reposicionamento.