Divulgação

O SBT é a cara do Brasil. A expressão, que é o slogan oficial da emissora, é recorrente no repertório do executivo Marcelo Parada, diretor comercial e de marketing da rede fundada pelo apresentador e empresário Silvio Santos há 35 anos. Além do alcance tradicional, uma média de 120 milhões de pessoas por dia, há investimento na internet. Os 43 canais no YouTube têm cerca de 20 milhões de seguidores e somam mais de 70 bilhões de minutos assistidos. É um volume acima da média do mercado, como destaca Parada. “O aplicativo TV SBT, que foi eleito pelo Google Play como um dos melhores apps e o único das TVs abertas, já superou a marca dos 12 milhões de downloads”, ele reforça. “Quando falamos em alcance, hoje o SBT está presente em praticamente todas as plataformas digitais, com recordes de engajamento e acessos junto ao público”, acrescenta.

Não há um segmento anunciante predominante na grade comercial do SBT. De acordo com Parada, é a força da TV aberta que garante a presença das principais marcas na grade comercial do canal. “As pesquisas e resultados para anunciantes comprovam que ainda é a mídia de maior alcance, influência e retorno sobre os investimentos, sobretudo por ter construído um modelo de negócio que valoriza a produção de conteúdo de qualidade, associado a um forte vínculo com a vida e os hábitos dos brasileiros. Temos um diferencial enorme que vem do fato de sabermos fazer curadoria de conteúdo muito bem, do fato de criarmos repertório para a vida das pessoas e do fato de sermos um veículo de massa. E isso pode ser alavancado ainda mais pela estratégia digital, ou seja, aumentando e diversificando a nossa audiência. Isso é uma fortaleza da TV Aberta, que não pode ser desprezada”.

Um dos principais planos do SBT é incentivar os “projetos customizados e multiplataformas, que valorizam a integração do branded content com o nosso break comercial”, como explica Parada. Ele diz mais: “Temos uma relação bastante próxima com o mercado para cocriar, visando ações mais orgânicas e relevantes. Com isso, temos uma das melhores taxas de conversão de vendas. A ideia pode chegar da agência/anunciante e, quando isso ocorre, temos de envolver a equipe de criação do programa, que trabalhará no roteiro da ação para ficar o mais verdadeiro e interessante possível. Mas há também casos em que o cliente chega com um desafio para a marca e desenvolvemos a melhor estratégia e proposta para ele, com uma entrega multiplataforma”.

Outro ponto que o diretor comercial e de marketing do SBT faz referência é a relação emocional da rede com o público. “A relação afetiva com o público brasileiro vai além da relação do consumo de conteúdo. Ela ajudou a construir o meio no país, com formatos e comunicadores que são verdadeiros ícones. Com isso, estabeleceu-se uma identidade e empatia muito fortes e únicas: é a emissora que personifica as principais qualidades do brasileiro, por isso a assinatura: A Cara do Brasil. É alegre, otimista, irreverente, recebe a todos de braços abertos, busca se reinventar e correr atrás das conquistas e novidades, sempre respeitando os pilares de família, diversão e informação. A essência do SBT vem de seu próprio fundador, Silvio Santos, e quanto mais competentes formos em replicar estes valores em todas as áreas da emissora, mais fortaleceremos a nossa marca e resultados”, finaliza.