Pesquisa com lideranças do segmento atesta que relacionamentos duram 4,2 anos e que concorrência é métrica preferida para revisão
As rédeas do negócio da propaganda seguem a métrica normal de qualquer produto para ter consistência, credibilidade e a anuência dos seus consumidores. Com formulação técnica, diferenciação mercadológica, assets referendados por dados, preço, abrangência e, como se trata de serviços, pessoas com conteúdo para administrar a oferta em um mercado competitivo, dinâmico e que precisa estar antenado com as ofertas que impactam a atividade — como a tecnologia, atualmente com o ciclo da inteligência artificial ditando esse ritmo.
Com produto definido, caso contrário a publicidade seria uma commodity, a fidelização ocorre. Dados do levantamento Agency Scope 2024/25 atestam que aumentou o tempo de permanência dos anunciantes com suas agências. Subiu para 4,2 anos - era 3,7 anos em 2022. Claro, é uma média. Pois há casos como a Volkswagen, que está há 69 anos na carteira de negócios da AlmapBBDO. Há outros casos: marcas que mudam executivos de marketing com celeridade optam por realizar nova concorrência, prática que a Scopen identifica entre 81% dos ouvidos na pesquisa.
“Temos dezenas de clientes que estão conosco há 20, 30, 40 anos (e até mais de 60, no caso de VW). Além de valores e ambições em comum com os clientes, essas parcerias nos propiciam intimidade, trocas honestas e admiração mútua. Sou segura de que a solidez dessas relações é fundamental para o sucesso dos trabalhos que fazemos juntos”, resume a executiva Fernanda Tedde, COO da Almap-
BBDO. “Nossa cultura está em todas as áreas de entrega: mídia, dados, insights, produção e na relação com clientes. Procuramos olhar e solucionar os problemas de negócios sobre diferentes perspectivas. Esse olhar novo que implementamos nos trabalhos é que traz valor e diferenciação para as marcas dos nossos clientes”, ela acrescenta.

Para Tatiana Pacheco, que atua como COO da Cheil Brasil, o uso da filosofia de ‘Experiences that matters’ credencia a agência a ter longevidade. A Samsung, por exemplo, é marca que acompanha a trajetória da agência em várias disciplinas de comunicação. “O cliente sabe com o que pode contar. Mas, sempre, acima de tudo, o relacionamento e a parceria fazem que as relações sejam mais longevas. Todos no mesmo barco, na alegria e na tristeza”, afirma.
Tatiana cita a importância dos diferenciais: “A propaganda é emoção, vibração! Um emaranhado de pessoas, com repertórios e emoções distintas. Essas pessoas juntas formam nossos produtos. Não tem como ser igual. Fica fácil compreender que temos condições de cobrir as suas necessidades e, apesar de reforçarmos a vantagem e facilidade de concentração (afinal você terá um único parceiro conhecendo o negócio do cliente por completo), também facilita para a tomada de decisão quando se faz necessário complementar e dividir os escopos de trabalho entre diferentes parceiros”.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 31 de março de 2025
(Crédito: Foto de Cytonn Photography na Unsplash)