A campanha, assinada pela Soko, tem como objetivo ampliar o espaço da marca no mercado e celebrar os cabelos crespos e cacheados
A Seda lançou a nova campanha da linha "Juntinhos" nesta segunda-feira (2). A peça tem como objetivo ampliar o espaço da marca no mercado e celebrar os cabelos crespos e cacheados por meio da ancestralidade.
A comunicação também visa promover a autoestima e a representação positiva para as crianças e a população negra e, para isso, a marca se uniu à Disney, PretaHub, Plano de Menina e ONG Na Ponta dos Pés para o lançamento do projeto "Uma Princesa Puxa Outra".
O filme é assinado pela Soko e é protagonizado por Tuany Nascimento, fundadora do projeto Na Ponta dos Pés, que interage com a animação dos Studios Disney, a princesa Tiana, que motiva a professora a soltar seus cabelos. A iniciativa também conta com a presença do ator Lázaro Ramos ao lado da filha.
"Pensando nessas crianças, com cabelos raramente representados em bonecas e desenhos, entendemos que a identificação é parte importante do processo de construção da autoestima. Iniciamos então a construção da nossa campanha tendo isso em mente e buscamos dar a magnitude necessária a esta ação, construindo um legado que começa com a provocação para soltar os cabelos da Tiana. Queremos mudar o mercado juntos e promover uma experiência muito mais positiva entre as crianças negras e seus cabelos daqui para frente", afirmou Thaís Hagge, CMO de HairCare LatAm de Unilever.
O lançamento da campanha aconteceu durante um evento promovido pela marca e que contou com uma roda de conversa entre Adriana Barbosa (PretaHub), Tuany Nascimento (Projeto na Pontas dos Pés), Viviane Duarte (Plano de Menina) e Lázaro Ramos, que debaterão sobre todos os temas em torno da peça.
O projeto segue com ativações nas redes sociais, como um challenge no TikTok, que convoca todas as pessoas negras a repetirem o ato da Princesa Tiana de soltar o cabelo, dando continuidade ao movimento e impactando positivamente ainda mais pessoas.
O encontro teve como objetivo prototipar uma boneca com cabelos crespos, próximos aos reais, que fará parte do movimento da marca. O protótipo será divulgado ao público em um segundo momento, e visa gerar um impacto no mercado de brinquedos infantis.
"Quando falamos de ancestralidade e referência, dentro da cultura preta, ela pode vir de todos os lados, não somente de pais e familiares, pois a troca do cotidiano é chave para se ensinar e aprender dentro da comunidade. Por isso, para o filme, buscamos essa representação que mostra o impacto que o movimento de uma pessoa pode ter em varias outras, ela fala de troca, comunidade e orgulho", ressaltou Ingo Martinho, creative leader da Soko.