O executivo Mark Read é CEO do WPP

De acordo com comunicado publicado no seu site, o grupo WPP iniciou bem o primeiro bimestre de 2020.

Mas, diante da pandemia da Covid-19, o mês de março teve desempenho “mais fraco, refletindo a disseminação do vírus e ações de contenção de governos.”

O grupo promete para o dia 29 de abril a divulgação de novas informações financeiras.

O coronavírus, porém, está mobilizando os 107 mil funcionários da holding inglesa de comunicação, 95% trabalhando em home office.

“Medidas adicionais foram tomadas para gerenciar o fluxo de caixa e a lucratividade. Elas incluem redução de custos, despesas de capital e controles rígidos sobre o capital de giro”, explica o texto do WPP.

Entre as medidas estão corte de viagens, hospedagens e inscrições em festivais de publicidade.

O documento do WPP não relaciona os festivais que podem ter supressão de ações assinadas pelas agências do WPP.

Nem o Cannes Lions, a principal competição global de publicidade e que costuma destacar redes do grupo como a Ogilvy, por exemplo.

A assessoria global de comunicação disse por meio de e-mail de Kevin McCormack: “Sem comentários.”

Ele respondeu questionamento do PROPMARK sobre nota da revista Campaign que trata da desistência de grupos de publicidade de inscrever trabalhos no Cannes Lions.

A Campaign também ouviu o Omnicom, que também preferiu não comentar, assim como o Interpublic e Publicis. O asiático DAN sugere o julgamento online.

O WPP não comenta, mas fonte credenciada do grupo no Brasil explica que o Cannes Lions não está no radar. E o Brasil é um dos destaques da empresa no evento da inglesa Ascential.

Na verdade, o depoimento “sem comentários” não está em harmonia com o comunicado do grupo (aqui) que fala de que festivais de publicidade estão entre as medidas de cortes de gastos. Uma peça na área Titanium Lions custa cerca de 1.200 euros.

Além desses cortes, o WPP disse que haverá congelamento de novas contratações; revisão de despesas com profissionais terceirizados e redução em 20% dos salários ou honorários do comitê executivo por um período inicial de três meses.

“Prevemos que essas medidas gerarão uma economia total para o ano de 2020 de £ 700 a 800 milhões. Além disso, estamos fazendo uma avaliação detalhada de outras ações para reduzir os custos sujeitos ao impacto do vírus em nossos negócios nas próximas semanas e meses”, explica o comunicado.

Mark Read, CEO do WPP, disse: “As ações que tomamos nos últimos 18 meses para otimizar e simplificar o WPP, juntamente com o aumento de £ 3,2 bilhões em alienações de ativos, colocaram o WPP em uma forte posição financeira. É claro que as empresas na posição financeira mais fortes estarão em melhor posição para proteger seus funcionários, servir seus clientes e beneficiar seus acionistas durante um período de grande incerteza, razão pela qual estamos dando os passos que estamos descrevendo.”

O principal executivo do WPP finaliza: “Estou muito orgulhoso da resposta de nosso pessoal, que se preocupa e se esforça para demonstrar que é a criatividade, a colaboração e a resiliência que serão fundamentais para o sucesso duradouro do WPP. Ao mesmo tempo, apoiamos muitos governos e organizações internacionais de saúde em programas de comunicação para limitar o impacto da Covid-19 em nossas comunidades. O importante papel que estamos desempenhando em ajudar nossos clientes a navegar em um momento difícil nos dá grande confiança no futuro a longo prazo da empresa.”