Divulgação

Ricardo Amorim, consultor financeiro e apresentador do “Manhattan Connection” (Globo News), palestrou durante a 21ª Locaweb Digital Conference, nesta terça-feira (30), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Como palestra de abertura, a fala de Amorim foi intitulada “Inovar ou morrer – por que inovar se tornou mais importante do que nunca para o sucesso e a sobrevivência do seu negócio?”. “As mudanças aceleraram e quem não acelerar vai dançar. Estou convencido que vivemos na era de mais oportunidade que a gente já viu na vida. Quem não se mexer será atropelado”, vociferou o apresentador que também é economista.

“Em primeiro lugar, a transformação sempre foi a essência da vida”, disse comparando a história da terra a um ano de 365 dias. Na analogia de Amorim, o ser humano surge no fim de dezembro. “A gente é um pedacinho dentro dessa história”, disse ressaltando que dos 100 mil anos de existência de seres humanos, começamos a adaptar o meio ambiente à nossa existência apenas nos últimos 12 mil.

Na sequência, o palestrante mencionou os avanços da humanidade. Desde a primeira Revolução Industrial, passando pelos avanços na transmissão do conhecimento, primeiro com a fala, depois com a escrita, prensa de Gutenberg e o significativo salto com a internet. “Aí a transmissão de conhecimento acelera de uma forma brutal”, comentou.

Atualmente, segundo Amorim, estamos vivendo na era de maior transformação tecnológica, geração de riqueza e oportunidade que a humanidade já viu. Utilizando o transporte como exemplo, ele comentou que sua vó tinha como principal meio de transporte na infância as charretes e carroças. Já o pai do economista andava de bondinho quando criança. Amorim, por sua vez, ia no carro do pai. “Minha filha, certamente, vai pra escola com um veículo autônomo. Isso já é realidade”, disse.

Ainda utilizando a filha como exemplo, Ricardo relembra um caso curioso. “Quando tinha um ano e meio, ela pegou uma revista e começou a cutucar e passar o dedo. De repente, a jogou longe”, disse. O motivo era simples: a filha achou que a revista estava “quebrada”. “Entendi que minha filha, ao contrário de mim, é nativa digital […] Essa molecada que já saiu da maternidade mexendo no celular mais um pouquinho trabalhará com a gente. Tá acelerando? Vai acelerar muito mais”, disse.

Voltando ao transporte, Amorim mencionou diversos exemplos de evolução, como os caminhões autônomos que rodam nos Estados Unidos, o HyperLoop e os drones individuais da Uber.

“Quer ir daqui para Tóquio? Vai de foguete, 15 minutos”, brinca Amorim mencionando mais uma evolução. Se vai demorar? Parafraseando Elon Musk, o apresentador diz que, no caso dos foguetes, o prazo é que chegue em nove anos com o preço de uma passagem econômica de avião.

Amorim diz que é preciso aproveitar este momento para empreender. “Quando as oportunidades são grandes? Depois de crises grandes”, afirmou.

Público defensor da Reforma da Previdência, Amorim destacou que, caso passe, a economia irá melhorar. “Sem confiança, as pessoas não gastam”, resumiu. Mas ele alerta: “depois que as coisas ficarem boas, a oportunidade já passou. Famoso efeito paletas mexicanas”. Ou seja, o momento de arriscar em algo novo é agora.

A cobertura completa da 21ª Locaweb Digital Conference você confere na próxima versão impressa do PROPMARK.