Profissionais também chegaram à Execution, Oliver, Endemol – veja todas as contratações da semana
O novo CMO do Santander Brasil foi a principal movimentação do mercado nesta semana. Trata-se de Guilherme Bernardes. No banco desde 2024, Bernardes liderou a chegada do posicionamento global 'Começa agora' ao Brasil.
Com passagens por Google, DPZ, DM9, Leo Burnett e CPB, agora será responsável pelas áreas de especial (conta e cartão Free) e mídia no Santander.

Bernardo irá substituir Juliana Cury, que havia assumido o posto em fevereiro de 2024. Juliana, no entanto, deixou o banco para assumir o marketing do Itaú, na vaga de Eduardo Tracanella, demitido pela instituição em dezembro do ano passado.
Outra notícia importante desta semana veio do Grupo Globo, que não renovou o mandato de Jorge Nóbrega no Conselho de Administração. Em dezembro de 2024, o executivo já havia sinalizado sua decisão de não permanecer no Conselho por mais um ciclo para se dedicar à literatura e a iniciativas voltadas a promover a inovação.
Com isso, Jorge Nóbrega encerra sua contribuição ao Conselho de Administração, iniciada em 2011, e ao Grupo, onde chegou há 29 anos.

Em 2017, Jorge Nóbrega assumiu a presidência do Grupo Globo, com a missão de desenvolver uma estratégia que combinasse a força dos negócios de então com as oportunidades trazidas pelos novos ativos digitais.
Para isso, ajudou a desenhar o modelo operacional que ficou conhecido como "UmaSóGlobo", unificando os negócios de TV aberta, canais pagos, streaming e portais, e conduziu a transformação digital da Globo.
Tchau, BETC Havas
Alexandre Vilela, o Xã, está de saída da BETC Havas. O criativo estava há quase nove anos na liderança criativa do Grupo Havas no Brasil, como CCO da Havas+ e, nos últimos quatro, exercia a função de VP de criação da BETC Havas.
De acordo com a agência, a decisão construída em comum acordo marca o encerramento de um ciclo importante na carreira do criativo.

Com mais de 25 anos de carreira, Xã já trabalhou em outras importantes agências como Publicis, Y&R, DM9DDB, Lew’Lara\TBWA e DPZ e vem construindo, ao longo dos anos, um sólido repertório criativo e de construção de marcas, premiado nos maiores festivais de criatividade de todo o mundo.
Oi, DPZ
Luiza Camara Valente é a nova VP de mídia da DPZ. A executiva responderá diretamente ao Benjamin Yung Junior, presidente da agência, e terá à frente o desafio de expandir as estratégias da área para clientes, trazendo um olhar de inovação sempre ligado ao crescimento do negócio.

A executiva ocupava até então a posição de VP regional e business lead da OneTable, operação do Publicis Groupe de atendimento exclusivo à Nestlé. Sua experiência no Grupo será essencial para otimizar as oportunidades colaborativas e as soluções de integração de uma agência local que faz parte de uma rede global de comunicação.
Atendimento na David
A David anunciou uma nova estrutura para sua área de atendimento, agora dividida em duas verticais de negócios, compostas por unidades de marcas e estruturas mais robustas, sob a liderança de Cacá Franklin e Natalia Rakowitsch, que assumem como diretoras de grupo.
Na agência desde 2018, Cacá Franklin tem mais de 20 anos de experiência em comunicação, tendo atuado no marketing de empresas como Coca-Cola e em agências como NBS e Wieden+Kennedy.

Já Natalia Rakowitsch também atua há mais de 20 anos no mercado publicitário, com uma trajetória internacional que inclui experiências nos Estados Unidos e no Brasil. Já liderou projetos para marcas como Nestlé, Mondelez, Danone, Unilever e Ambev.
Reforços na Execution
Cinco profissionais chegaram nesta semana à Execution a fim de reforçar as áreas de planejamento, atendimento e mídia. No planejamento, a novidade é Daniela Fescina, que chega como gerente de planejamento estratégico.

Renata Principe chega para compor a equipe de negócios, como gerente de atendimento. Já a área de mídia passa a contar com três novidades: Lucas Abreu chega com o cargo de coordenador de mídia online, Natan Alves será analista de mídia e performance, e Renato Oliveira, assistente de mídia.
Trio de criação
A Oliver reforçou o time criativo com a contratação de três diretores de criação. Val Pacheco, Luiz Gimenes (Libra) e Rafa Palermo chegaram à agência.
Há mais de 20 anos no mercado, Val Pacheco trabalhou como criativa em agências como Mutato, VML, Suno, Bullet, e Outpromo, liderando mais recentemente campanhas para 15 marcas de beleza da L'Óreal, além de Johnson´s, Santander e Instagram.

Já Libra passou por agências como Ogilvy, BBDO Moscou, EURO RSCG, Havas Digital Moscou, Commonwealth//McCann e BETC Havas, liderando projetos de marcas globais como Red Bull, Chevrolet, Outback, Google, Coca-Cola.
Por fim, Rafa Palermo volta à Oliver depois de passagens por Wunderman, Cheil, W3Haus e PicPay.
Endemol: novidade no marketing
A Endemol Shine Brasil contratou Vanessa Costa para a cadeira de diretora de marketing e comunicação. Com mais de dez anos de experiência no mercado audiovisual e passagens por agências de publicidade, relações públicas e produtoras de conteúdo, Vanessa chega com o objetivo de ampliar conexões com marcas, plataformas e o público.

A profissional também será responsável por desenvolver planos que reforcem a excelência criativa da produtora, além de liderar iniciativas para ampliar parcerias com soluções personalizadas, adaptadas às necessidades de cada projeto — desde formatos globais consagrados até produções originais e iniciativas multiplataforma.
Batux
A Batux reforçou sua equipe com dois novos diretores para as áreas de criação e planejamento: Rafael Cruz e Alexandre Akihissa, respectivamente.
Formado em Design Gráfico pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, Rafael Cruz, ex-AlmapBBDO, conta com 20 anos de experiência no mercado de live marketing.

Alexandre Akihissa passou por empresas, como LG, e pelas agências Innocean Worldwide Brazil, Rock, Bullet, DM9 e Mark Up, atendendo, entre outras contas, Hyundai, Claro, Whirlpool, Bauducco e Nestlé.
Ex-Meta na Play9
Matheus Cardoso assume o cargo de diretor de aceleração e monetização para creators da Play9, além de se tornar sócio da PlayNest, plataforma para desenvolvimento de criadores de conteúdo da empresa.
Depois de uma trajetória de quatro anos na Meta, em que trabalhou para a relação dos criadores de conteúdo brasileiros com Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads, Cardoso terá um papel na expansão da área de Creators da Play9.

Ele terá a missão de desenvolver a monetização do cast da Play9 nas plataformas digitais ainda pouco exploradas por eles, como o próprio Facebook, dando todo apoio e ferramentas para isso.
Grupo de Planejamento
O Grupo de Planejamento anunciou sua nova diretoria para a gestão 2025/2026. Eleita em chapa única por meio de um mandato coletivo, a liderança será comandada por Amanda Agostini, CSO da Ampfy, que assume o cargo de presidente. Ao seu lado estará Juliana Elia, vice-presidente de estratégia da Publicis, que ocupará a vice-presidência do grupo.