Campeão da categoria Liderança de Agência no Prêmio Melhores do propmark, executivo encara prêmio como evolução de trajetória como criativo e presidente da DPZ
Benjamin Yung atribui o título de Liderança de Agência ao processo de reconstrução da DPZ, do Publicis Groupe. “Ninguém vira esse jogo sozinho. Liderança é sobre formar outras lideranças e trabalhar junto. Eu apenas represento um time enorme que merece esse reconhecimento”, diz o CEO da marca fundada por Roberto Duailibi, José Zaragoza e Francesc Petit em 1968.
Uma das poucas lideranças de agências egressas da área de criação, Yung encara a conquista do prêmio como uma evolução em sua trajetória, “não apenas como criativo, mas como presidente, após quatro anos nessa função”, avalia.
A paixão pela propaganda surgiu da chance de unir criatividade e impacto real nos negócios. “Sempre gostei de ideias, mas também de resultados. Quando percebi que a publicidade podia juntar estratégia, cultura, criação e transformação de marcas e mercados, entendi que era ali o meu lugar”, atesta.

Mas a jornada de Yung começou no mercado anunciante. Aos 20 anos, estagiou no marketing da Unilever, para a marca Omo. O ano era 1997 e a empresa ainda se chamava Gessy Lever. Depois, veio o ingresso na criação. DW, Y&R, Age, Loducca, Leo Burnett, DM9, FCB e AlmapBBDO estão entre as agências nas quais Yung trabalhou. Já a Suno, ele ajudou a fundar. Trabalhou também na então Leo Burnett de Turim, na Itália, e na Pereira O’Dell São Francisco (EUA).
“O primeiro ponto de virada foi quando deixei o mundo corporativo para me arriscar na criação. Foi um salto sem garantia nenhuma, mas deu certo. Em pouco tempo, os prêmios e reconhecimentos começaram a aparecer, e isso ajudou muito na minha evolução dentro do mercado”, relembra Yung.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 1 de dezembro.