Criada pela família do piloto, marca aposta em experiências e no entretenimento para manter Ayrton Senna vivo entre as novas gerações

Mais do que reverenciar a trajetória de Ayrton Senna, um dos maiores nomes do esporte brasileiro e mundial, a Senna Brands vive um novo momento. Desde que foi desvinculada do Instituto Ayrton Senna, sua organização social focada em educação, a empresa passou a administrar não só o uso da imagem do piloto, como também investir em frentes como experiências imersivas, produtos licenciados e presença em plataformas como Roblox, TikTok e Netflix.

A separação permitiu uma atuação estratégica voltada ao mercado. Parte dos royalties obtidos com produtos e parcerias ainda é revertida ao Instituto. Para Ana Simões, CMO da Senna Brands, o maior desafio de uma marca que carrega o legado de Ayrton é se manter viva e se conectar com as novas gerações, que não acompanharam de perto os feitos do piloto.

Ana, CMO da Senna Brands: “Não é só o piloto” (Divulgação)

A marca atua com experiências imersivas, exposições, moda, games e conteúdo digital. O Ayrton Senna Racing Day, por exemplo, reuniu 11 mil pessoas em Interlagos neste ano. Já são 20 edições. “Eu brinco que essas experiências são quase onde os fãs podem encostar um pouco nesse amor que eles sentem”, conta Ana. Ela ainda destaca que as ativações aproximam quem já é conectado com o piloto, e também apresentam seu legado para novos públicos.

Segundo a executiva, os resultados já são notórios. “Mais da metade dos inscritos tinham 40 a mais, que é o nosso público. Este ano, mais da metade eram 30 a mais. Então a gente já desceu. E a geração Z foi três vezes mais”, diz. Em 2023, a Senna Brands passou por um rebranding e adotou o conceito ‘Busque sua verdade’.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 11 de agosto de 2025