SEPHORiA conta com mais de 30 ativações desenvolvidas em parceria com 26 marcas do portfólio da Sephora no Brasil

A Sephora trouxe o SEPHORiA pela primeira vez ao Brasil no último fim de semana com o tema 'Beauty Funhouse'. O evento de beleza também foi realizado em Atlanta, Paris, Xangai e Dubai e, no Brasil, desembarcou no Rio de Janeiro nos dias 2 e 3 de novembro.

O evento, realizado no Copacabana Palace, reuniu marcas e profissionais do setor para uma programação que incluía lançamentos de produtos, ativações sensoriais e masterclasses com experts nacionais e internacionais.

 (Foto: Estúdio Ondina/Divulgação Sephora)
Participantes do evento puderam conferir produtos de marcas como Caudalie (Foto: Estúdio Ondina/Divulgação Sephora)

Os participantes tiveram acesso a mais de 30 ativações, que foram desenvolvidas em parceria com algumas marcas do portfólio da Sephora no Brasil, como Sephora Collection, Sol de Janeiro, Anastasia, Nudestix, Laura Mercier, Rare Beauty, Benefit, Fenty, Nars, Caudalie, Drunk Elephant, Lancôme, Mac, Mari Maria, Too Faced, Rabanne, Carolina Herrera, Authentic Beauty Concept, Jimmy Choo, Braé, Keune, Wella, Shiseido, Real Techniques, Tangle Teezer e Glow Recipe.

Participantes tiveram acesso a mais de 30 ativações de marcas como Real Techniques (Foto: Estúdio Ondina/Divulgação Sephora)

Estratégia global

O evento faz parte da estratégia global da Sephora de aproximação com o público. "É uma oportunidade de expressar totalmente a marca e convidar as pessoas para uma experiência envolvente. Também é um grande momento de hospitalidade para convidarmos nossos clientes para vivenciarem esse mundo conosco", diz Deborah Yeh, diretora de marketing global da Sephora.

Além disso, a companhia enxerga a novidade como resultado do que o público brasileiro esperava. "O SEPHORiA é o melhor exemplo para explicar o que é a Sephora, porque temos nossas marcas exclusivas e temos experiência. Os brasileiros adoram entender sobre as marcas e eles amam a beleza. Trazer o SEPHORiA para o Brasil é muito importante, porque os brasileiros amam as redes sociais, então, eles já sabiam ou já viram o SEPHORiA em Los Angeles, em Atlanta ou Nova York. Sabíamos que eles estavam esperando o SEPHORiA no Brasil", explica Cataldo Domenicis, diretor de marketing da Sephora Brasil.

Diferenciação no mercado

O Brasil promove diferentes eventos de beleza ao longo do ano e a Sephora busca se diferenciar por meio das marcas e da dinâmica. "60% do total de marcas participantes são exclusivas, ou seja, você só pode comprar na Sephora. Além disso, a dinâmica do evento é diferente. Temos cabines em que as pessoas podem entender sobre os produtos, sobre as marcas. E também convidamos maquiadores globais das marcas para falar de tendências e ensinar para o público", afirma Cataldo.

Regionalização de mensagens

A comunicação da Sephora segue um modelo híbrido buscando a localização das mensagens da marca. "Temos uma plataforma global que se baseia no pertencimento e na inclusão. O slogan em inglês é 'We belong to something beautiful' e trata-se de unir as pessoas no fim do dia. A essência da marca Sephora é inclusão, portanto temos de reconhecer todas as culturas locais das quais participamos. É importante fornecermos uma estrutura, mas também dar liberdade para cada um dos mercados locais encontrar o que é relevante para seus consumidores", destaca Deborah.

A busca por uma marca e identidade consistentes em diferentes países e continentes e mantenha a regionalização pode ser desafiadora. "Quando vamos lançar uma campanha, queremos representar os rostos daquela comunidade local e isso adiciona mais complexidade ao trabalho que fazemos. Uma das coisas que fazemos o tempo todo é tentar descobrir como criamos uma comunidade global de nossos profissionais de marketing, para que possamos conversar sobre como estamos realmente apoiando a marca juntos, mas também aprendendo uns com os outros quando há uma prática recomendada interessante, complementa Deborah.

Experiência física e digital

A Sephora também busca a inovação por meio da experiência do cliente quando se trata do e-commerce e do aplicativo. "Queremos que o público tenha a melhor experiência possível e que esteja com a Sephora o tempo todo, não apenas quando estiverem em nossas lojas, mas também quando quiserem fazer compras no conforto de casa. O nosso objetivo é tornar nosso e-commerce tão mágico, bonito, divertido e organizado quanto nossas lojas", pontua Anca Marola, diretora de digital global da Sephora.

Além disso, a companhia utiliza da tecnologia e da presença global para evoluir em determinadas questões. "Queremos trazer com o digital a experiência na loja, ajudando nossos colaboradores, nossos consultores de beleza com ferramentas poderosas, para que possam acompanhar o cliente com as melhores recomendações. Mas também com ferramentas que permitem ao cliente diagnosticar melhor as características de pele e selecionar o produto certo para ele", diz Anca. "Por sermos globais, temos a possibilidade de fazer muitos testes e aprender em diferentes mercados. E é por isso que para nós é importante preservarmos a agilidade e autonomia de cada mercado, porque podemos aprender muito mais rápido o que está funcionando e então pegar esse aprendizado e escalá-lo", completa.

Assim como a comunicação, as estratégias para o e-commerce e aplicativo também têm liberdade para pensar regionalmente. "Mesmo sendo uma marca global, temos autonomia para fazer todas as operações localmente. Estamos sempre atentos para saber qual é o comportamento que os brasileiros têm online e, claro, temos de trazer para o nosso site todos os ambientes divertidos que temos nas lojas. Pensamos também em toda a comodidade que sabemos que os brasileiros buscam quando compram online. Por exemplo, o frete expresso é uma comodidade que acabamos de lançar, porque sabemos que os clientes querem receber o pedido com muita rapidez", explica Paula Machado, diretora de e-commerce da Sephora Brasil.

Crédito: Estúdio Ondina/Divulgação Sephora