Criação da agência Oliver mistura tecnologia, humor e inteligência artificial
Como enfrentar os medos que rondam 98% dos empreendedores brasileiros? A Serasa Experian lançou a campanha "Sem sustos na hora de fazer negócio", que transforma os principais desafios das pequenas e médias empresas em monstros caricatos, mostrando como a tecnologia pode ajudar a derrotá-los.
Inspirada nas dores reais dos empreendedores e com auxílio de inteligência artificial, a comunicação apresenta dois personagens principais. Os monstros representam os desafios enfrentados pelas PMEs, como inadimplência e incerteza sobre novos clientes, medos que podem ser derrotados com a Consulta do CPF/CNPJ ou com o Recomenda, solução que auxilia na concessão de crédito mais precisa.
Já o outro monstro aborda a falta de controle financeiro e o caos da gestão manual, medos que podem ser extinguidos com o Saúde do Seu Negócio, produto de gestão e monitoramento do Score PJ, ou com o Serasa Descomplica, ferramenta de gestão financeira simples que por meio de I.A. traz insights personalizados acerca das finanças das PMEs.
A campanha terá desdobramentos em um mix 360º que inclui mídia digital, OOH e conteúdo de performance, com sustentação até março de 2026.
Criada em parceria com a agência Oliver, a campanha tem a IA generativa com um papel importante na produção das peças e filmes. Usada para dar vida a ambientações e texturas dos cenários, integrou tecnologia e sensibilidade humana na construção dos personagens e do universo.
De acordo com pesquisa da própria Serasa Experian, 98% dos empreendedores afirmam que empreender é uma tarefa desafiadora, citando inadimplência, fluxo de caixa instável e falta de informação sobre clientes e fornecedores entre as principais dificuldades.
Com humor, tecnologia e propósito, a campanha reforça a missão da Serasa Experian de simplificar a jornada das PMEs e oferecer ferramentas acessíveis para que os negócios cresçam sem sustos.
"A campanha traz o potencial da criatividade e da IA juntos, sempre com o cuidado redobrado com a ética. Os dois personagens foram criados para mostrar, de forma lúdica e humana, alguns dos grandes problemas das PMEs e como a Serasa Experian tem a solução certa", explica Luis Constantino, CEO e CCO da Oliver.