Comandada pelos sócios Átila Francucci e Sérgio Silva, agência acaba
de vencer concorrência para atendimento integral da Febraban
O mercado de publicidade está em franca mutação com movimentos como o da Accenture, que atraiu David Droga para comandar a operação Accenture Song, que já se posiciona como a segunda colocada no ranking global de receitas de 2022, com US$ 16 bilhões, atrás apenas do WPP, que contabilizou US$ 17,8 bi (dados da revista Advertising Age). Empreendedor, Droga optou pela Accenture vislumbrando o futuro do negócio mais atrelado a projetos, consultoria estratética e design de serviços. No Brasil, a tendência de propor novas soluções para os anunciantes está ganhando força, das grandes agências aos profissionais que partem para gerir negócios próprios.
Mesmo não sendo benchmark, para Átila Francucci e Sérgio Silva, a decisão de fundar a NCC_1701 se harmoniza com uma realidade não tão dependente de remuneração por mídia, mas pelo planejamento estratégico para projetos atrelados à performance. A agência surgiu em 2019, na estrutura da NovaSB, que é especialista em comunicação de serviços públicos com a ideia de ser um braço para atendimento às contas privadas. Porém, a dupla adquiriu a parte da sociedade e busca viralizar a combinação de criatividade com planejamento para a oferta de soluções como o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro desenvolvido para a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), cliente que passa a atender de forma 360º após vencer concorrência para unificar o atendimento antes com a ID\TBWA e Ogilvy.
A proposta de Francucci e Silva também atraiu a centenária Liga Solidária que tem trabalho com 10 mil crianças. E está à frente do planejamento da revitalização da área central da cidade de Santiago, capital do Chile, parceria que envolve o trade hoteleiro da região.
A identidade da agência é inspirada na nave NCC_1701 da franquia de entretenimento "Star Trek". “Quando iniciamos a operação, foi exatamente em um dia 17 de janeiro. Então, nos inspiramos nessa série de ficção que tem vários elementos importantes para a essência de um negócio de publicidade. Há 50 anos, "Star Trek" exibiu o primeiro beijo interracial da história, entre os personagens Kirk (William Shatner) e a tenente Uhura (Nichelle Nichols). Diversidade, equidade e outras temáticas já eram comuns nesse seriado. E isso foi chave para a escolha do nome da agência”, esclarece Francucci, que tem planos com o sócio Silva para crescer a operação com esse formato.
Os dois trabalharam na VML, mas em núcleos separados. Na NovaSB, estreitaram relação para unir as expertises pessoais de planejamento estratégico (Silva) e criatividade (Francucci). “Bateu uma enorme sinergia e isso foi fundamental para propormos a compra da parte da NovaSB”, acrescenta.
Leia a íntegra da entrevista na edição impressa do propmark de 29 de maio