Comandada pelos sócios Átila Francucci e Sérgio Silva, agência acaba
de vencer concorrência para atendimento integral da Febraban

O mercado de publicidade está em franca mutação com movimentos como o da Accenture, que atraiu David Droga para comandar a operação Accenture Song, que já se posiciona como a segunda colocada no ranking global  de receitas de 2022, com US$ 16 bilhões, atrás apenas do WPP, que contabilizou US$ 17,8 bi (dados da revista Advertising Age). Empreendedor, Droga optou pela Accenture vislumbrando o futuro do negócio mais atrelado a projetos, consultoria estratética e design de serviços. No Brasil, a tendência de propor novas soluções para os anunciantes está ganhando força, das grandes agências aos profissionais que partem para gerir negócios próprios.

Mesmo não sendo benchmark, para Átila Francucci e Sérgio Silva, a decisão de fundar a NCC_1701 se harmoniza com uma realidade não tão dependente de remuneração por mídia, mas pelo planejamento estratégico para projetos atrelados à performance. A agência surgiu em 2019, na estrutura da NovaSB, que é especialista em comunicação de serviços públicos com a ideia de ser um braço para atendimento às contas privadas. Porém, a dupla adquiriu a parte da sociedade e busca viralizar a combinação de criatividade com planejamento para a oferta de soluções como o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro desenvolvido para a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), cliente que passa a atender de forma 360º após vencer concorrência para unificar o atendimento antes com a ID\TBWA e Ogilvy.

A proposta de Francucci e Silva também atraiu a centenária Liga Solidária que tem trabalho com 10 mil crianças. E está à frente do planejamento da revitalização da área central da cidade de Santiago, capital do Chile, parceria que envolve o trade hoteleiro da região.

A identidade da agência é inspirada na nave NCC_1701 da franquia de entretenimento "Star Trek". “Quando iniciamos a operação, foi exatamente em um dia 17 de janeiro. Então, nos inspiramos nessa série de ficção que tem vários elementos  importantes para a essência de um negócio de publicidade. Há 50 anos, "Star Trek" exibiu o primeiro beijo interracial da história, entre os personagens Kirk  (William Shatner) e a tenente Uhura (Nichelle Nichols). Diversidade, equidade e outras temáticas já eram comuns nesse seriado. E isso foi chave para a escolha do nome da agência”, esclarece Francucci, que tem planos com o sócio Silva para crescer a operação com esse formato.

Sérgio Silva e Átila Francucci, da NCC_701, conquistaram a conta integral da Febraban após temporada desenvolvendo projetos (Divulgação)

Os dois trabalharam na VML, mas em núcleos separados. Na NovaSB, estreitaram relação para unir as expertises pessoais de planejamento estratégico (Silva) e criatividade (Francucci). “Bateu uma enorme sinergia e isso foi fundamental para propormos a compra da  parte da NovaSB”, acrescenta.

Leia a íntegra da entrevista na edição impressa do propmark de 29 de maio